Decoração

Faça arranjos de suculentas e cactos para uma decoração mais charmosa

Eloá Cruz
30/01/2016 00:00
Thumbnail

Foto: Bigstoc

Sim, com cactos e suculentas em casa, você pode largar mão do regador por vários dias sem problema nenhum. Eles precisam é de sol. São fáceis de cuidar e dão um toque descolado e charmoso à decoração. O que você ainda está esperando para ter um arranjo nas mesa do escritório, em pendentes da sala de estar ou fazer graça no quarto? Os terrários são outro jeito de ter essas plantas nos ambientes.
Isabel Schneppendahl e Amanda Beninca, da Santa Suculenta, explicam que as espécies ficam ótimas em espaços pequenos. Só é preciso conhecer o desenvolvimento da planta para não ter nenhuma surpresa. “A maioria é de porte pequeno e se adapta bem nos ambientes. Durante o verão, elas costumam crescer bastante. Já no inverno, elas hibernam e crescem pouco”, comentam.
Arranjo com  diversas espécies é sugestão da Santa Suculenta para dar um toque criativo à decoração. Foto: Brunno Covello/Divulgação
Arranjo com diversas espécies é sugestão da Santa Suculenta para dar um toque criativo à decoração. Foto: Brunno Covello/Divulgação
Por causa dos espinhos, evite deixar os cactos perto de crianças e animais  de estimação. Foto: Divulgação
Por causa dos espinhos, evite deixar os cactos perto de crianças e animais de estimação. Foto: Divulgação
Os cactos, na verdade, também são suculentas, só que com espinhos e, por isso, não devem estar próximos a crianças ou animais de estimação. Fora isso, eles acabam morrendo mais por excesso do que por falta de água. “É muito comum as pessoas regarem os cactos como qualquer outro tipo de planta. Eles precisam de água no máximo uma vez por semana”, esclarece o especialista em flores e plantas ornamentais da Esalflores, Marcio Leão Costa. De acordo com ele, o ideal é que a espécie fique num lugar com bastante luminosidade.
Lâmpadas de uso embutido, que podem dar destaque na decoração, não devem ser instaladas muito próximas às plantas. “A luz intensa pode queimá-las. O mais indicado é usar uma iluminação em LED, e mesmo assim, com uma boa distância.”
Com suculentas e cactos, nutrição também é fundamental. Adubos e fertilizantes ajudam no crescimento saudável da planta, que deve ter a terra trocada a cada seis meses.
Preste atenção aos sinais
Falta de sol
Suculentas e cactos desbotam com pouco sol. O ideal é que as duas plantas fiquem em locais bem iluminados, preferencialmente com luminosidade natural. Algumas suculentas podem ficar com as folhas espaçadas, sinal de falta de sol.
Água demais
Como cactos e suculentas costumam absorver e guardar muita água, a rega precisa ser mínima – para um vaso no tamanho mais ou menos de 15 cm de diâmetro e 10 cm de altura, duas colheres de sopa por semana é o suficiente. Quando a rega é muito frequente, a planta fica esbranquiçada e sua raiz pode apodrecer.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!