Decoração

Gosta de receber gente em casa? Confira as dicas para organizar uma boa festa

Daliane N. e Mariana D.*
18/11/2016 20:54
Thumbnail
Sabe quando você vai a uma festa na casa de alguém e percebe que tudo foi cuidadosamente pensado para agradar os convidados e criar um clima especial? Da disposição da mesa ao menu caprichado, passando pela iluminação, uma música boa, um anfitrião pronto para não deixar a conversa acabar. Tudo isso faz do bem receber uma arte. E como as festas de fim de ano estão se aproximando, fomos em busca de projetos de interiores que, independentemente do tamanho do imóvel, têm em comum donos que gostam de casa cheia e sempre encontram motivo para comemorar.

Designer de interiores dá dicas para não errar na recepção

“Em primeiro lugar o importante é gostar de receber. Um ambiente bem planejado para isso vai ajudar muito, mas não será suficiente se o anfitrião não estiver disposto a abrir sua casa com carinho”, comenta Silmara Santos Adad, consultora de etiqueta contemporânea e coordenadora do curso de Etiqueta e Comportamento Corporativo do Centro Europeu.
Para as arquitetas Denise e Carolina Leal Ribas, os espaços integrados são indicados para quem gosta de receber. “A integração não isola quem cozinha e faz com que os convidados interajam mais”, explicam. O designer de interiores Marcos Soares, que assina recepções luxuosas, recomenda atenção aos toques decorativos para causar uma boa primeira impressão. “Seja um arranjo de flores bonito ou itens decorativos com base em um tema que traduza o encontro, esses são detalhes que mostram aos convidados que houve preocupação em recebê-los”, diz.
Arquitetos, decoradores e festeiros de carteirinha, que participaram das quatro produções desta matéria, lembram que normalmente as pessoas costumam se preocupar demais com o cardápio e, por vezes, esquecem do que está em volta. O clima e o “enxoval” da recepção fazem muita diferença. “Ter um jogo de jantar em dia, com peças inteiras ou cuidadosamente descoordenadas, uma toalha de mesa e guardanapos bonitos ajudam na hora em que é preciso organizar um evento em pouco tempo”, aponta Silmara, que lembra ainda do cuidado que se deve ter com o banheiro social ou lavabo: toalhas secas e ambiente perfumado.
Do petit comite à baladinha, qualquer festa só vale se você curtir ver sua mesa ou sofás cheios. Aí a alma da casa se traduz facilmente no jogo de chá da avó, nos vasos antigos garimpados e dispostos nas mesinhas ou nas peças de design moderninhas. Tanto faz. O que importa é celebrar.
* especial para HAUS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!