Tendência

Decoração

Impress Decor apresenta Elo, cor do ano para 2024

HAUS
08/11/2023 12:54
Thumbnail

Pioneira do mercado brasileiro de papéis decorativos para pisos, móveis e revestimentos, a Impress aposta no amarelo amanteigado para 2024. | Divulgação/Impress Decor

Nas semanas recentes o mercado de decoração, arquitetura e interiores foi apresentado às cores do ano escolhidas pelas gigantes da indústria de tintas para 2024. Agora é a vez de mais uma aposta, Elo, revelada pela Impress Decor, pioneira do mercado brasileiro de papéis decorativos para pisos, móveis e revestimentos e uma das únicas companhias do ramo a se dedicar ao estudo de tendências para este tipo de ação no país.
Desde 2017, a marca busca identificar as cores que servirão de referência para as tendências em design, moda e outros setores. Anualmente, a empresa apresenta o resultado das análises e imersões realizadas. Para 2024, este estudo traz um conceito que "atravessa os limites da materialidade para fazer um resgate do que é mais humano e genuíno", representado em Elo, um amarelo amanteigado que surge como a manifestação visual de um sentimento contemporâneo.
“É o calor de um cobertor nos dias frios ou a brisa suave em uma tarde de verão. É a sensação de estar no centro de um balanço, onde o mundo oscila, mas você permanece firme. É a energia que flui através de você, como um rio constante que nutre sua alma e te impulsiona adiante. Elo é energia, é calor humano, é nostalgia, é equilibro e, acima de tudo, é o fio que liga os sentimentos, as emoções e as ambições”, define a equipe de design de produto da Impress Decor.
Para Jessica Hori, gerente de marketing da empresa, Elo não é apenas uma cor, é um estado de espírito e um símbolo da busca contínua pelo equilíbrio entre o eu e o todo. “Para esta cor, pensamos não só no resultado como produto, mas como um conceito que traga mais humanidade ao conjunto. Queremos que Elo seja uma busca pelo bem-estar que atravessa a escolha pela cor”, completa.
Elo é a cor do ano da Impress Decor para 2024
Elo é a cor do ano da Impress Decor para 2024
Ao longo dos anos, os métodos de pesquisa foram aprimorados na busca por uma abordagem cada vez mais refinada ao processo de desenvolvimento, conduzido por uma equipe composta por diferentes gerações de arquitetos e designers. “A pesquisa começa de maneira ampla, buscando inspiração em diversos setores (desde decoração, joias, carros, moda, maquiagem, comportamento e bem-estar). O objetivo é capturar o zeitgeist do momento, compreendendo o contexto mais amplo, para depois afunilar e destilar esse entendimento em uma única cor”, explica Luiz Görgen, designer de produto da Impress Decor.
Conforme a companhia, "[a cor] abraça e acolhe, oferecendo conforto em tempos incertos, mas, simultaneamente, irradia otimismo e esperança. Andando de mãos dadas com o coletivo, Elo reconhece a importância da comunidade e da união. Ao mesmo tempo, respeita e celebra a individualidade, refletindo a dualidade e a complexidade da era em que vivemos". A percepção é de uma energia coletiva mais comedida e desacelerada na comparação com 2023, com a valorização de momentos de introspecção e de acolhimento e uma "forte energia de nostalgia, evidenciada pelo retorno dos estilos dos anos 1990 e 2000”, finaliza Görgen.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!