Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Guilherme e Renata são os criativos à frente da Canário Handmade, conhecida pelo mobiliário rústico de ferro e madeira, com uma pegada que mistura o industrial, o minimalismo e o escandinavo.
Guilherme e Renata são os criativos à frente da Canário Handmade, conhecida pelo mobiliário rústico de ferro e madeira, com uma pegada que mistura o industrial, o minimalismo e o escandinavo.| Foto: Reprodução/Instagram

Dois curitibanos tem se destacado cada vez mais no universo do 'Faça Você Mesmo' ('Do It Yourself', no termo em inglês) com móveis rústicos feitos a mão a partir de ferro e madeira, em uma pegada bem industrial e minimalista. São os artesãos Guilherme Gomes Glir, 31, e Renata Kondo Strapasson, 31, que assinam as peças como Canário Handmade.

A ideia surgiu em 2015, quando ambos foram morar em São Paulo. "Nós dois somos publicitários. Nos mudamos para São Paulo para trabalhar em uma agência grande de propaganda. Nos deparamos com um apartamento vazio e pouco dinheiro no bolso. Então começamos a fazer a decoração nós mesmos", conta Guilherme.

Siga a HAUS no Instagram

Guilherme é publicitário de formação e começou a criar móveis depois que se mudou para São Paulo.
Guilherme é publicitário de formação e começou a criar móveis depois que se mudou para São Paulo.| Reprodução/Facebook/Canário Handmade

"A gente fazia e postava em nossas redes sociais particulares, a fim de compartilhar com amigos e parentes. Nessa época, ainda total sem pretensão. Um dia uma amiga pediu para fazermos uma mesa de centro para a casa dela. E a gente fez. Um amigo pediu uma adega. E a gente fez. Outra amiga pediu um quadro. E a gente fez", relembra o publicitário.

Foram surgindo cada vez mais projetos, em paralelo à vida na agência de publicidade, até que, em 2018, com o nascimento da filha do casal Aurora, eles decidiram voltar a Curitiba e se dedicar 100% à criação de mobiliário.

Hoje eles criam móveis à gosto do cliente para Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Brasília, para citar apenas algumas cidades. E chegam até a criar projetos de ambientes inteiros. "Começamos fazendo peças isoladas, mas os projetos de ambientes inteiros têm aparecido cada vez mais. O que é ótimo, porque a gente gosta muito dessas renovações, esses antes e depois são incríveis", destaca Guilherme.

Dois dos projetos mais desafiadores merecem menção. O estande de uma cervejaria em Blumenau, todo feito de pallets pretos, e uma instalação gigantesca em um apartamento de SP, com canos de ferro que começavam no hall de entrada e acompanhavam várias paredes do apartamento. "Foi bem intenso realizar essa montagem, com tamanhos diferentes, tubos, conexões. Mas o resultado ficou ótimo!"

A Canário Handmade também promove workshops e ensina alguns Faça Você Mesmo na conta do Instagram e do YouTube. O casal à frente da empresa gosta de incentivar as pessoas fazerem as coisas com as próprias mãos "porque não existe nada mais mágico", como defendem.

"A sensação, o processo, o aprendizado, tentativa, erro, acerto. Gostei tanto de começar a fazer que eu quero cada vez mais gente tendo essa sensação", comenta Guilherme.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]