Tendência

Decoração

Poder das sementes é o tema e inspira a cor do ano 2023 da Tintas Coral

Sharon Abdalla
13/09/2022 16:43
Thumbnail

Silêncio de Inverno é a cor do ano da Coral para 2023 | Divulgação/Coral

A Tintas Coral anunciou na manhã desta terça-feira (13) a sua cor do ano para 2023. Tendo o poder das sementes como tema, a Silêncio de Inverno, como foi batizada, é uma cor "positiva e natural", que busca inspiração e nos conecta à natureza como forma de tornar a casa mais aconchegante.
"É uma cor muito fácil de usar, colorida, mas ainda dentro do grupo dos neutros. Uma cor que não escurece os ambientes, que tem luminosidade média, em uma mistura de bege com verde pouco saturada, ou seja, é uma cor que não enjoa", avalia o arquiteto e designer Maurício Arruda, embaixador da marca e mestre de cerimônias do evento de apresentação da cor do ano.
Junto da Silêncio de Inverno, foram apresentadas também quatro paletas complementares, derivadas de um estudo aprofundado realizado globalmente pela Tintas Coral para expressar momentos e comportamentos mundiais por meio das cores, como lembrou Henrique Striker, diretor de marketing para a América Latina.

Combinações

Para representar cada uma das quatro paletas que compõem com a Silêncio de Inverno, inspiradas no que a natureza nos ensina, a Tintas Coral trouxe quatro embaixadores. Confira quais e quem são eles:

Foco na saúde mental

Como o nome sugere, a paleta reúne 10 tons acolhedores "para nutrir a alma e a mente", que remetem a jardins, florestas e bosques. É uma paleta saturada silenciosa, segura, gentil, e reconfortante, como aponta a embaixadora da Foco na Saúde Mental, Thalita Carvalho, apresentadora e influencer.

Pensamento coletivo

Com outros 10 tons, aqui um mais vibrantes, a paleta celebra a diversidade e promove a harmonia e o otimismo. "Temos que ser otimistas, até por teimosia. Quando olhamos para a natureza, tem horas que está chovendo, depois vem o sol... Isso nos ensina muito sobre os períodos da vida, que agora pode estar difícil, mas que lá na frente irá florir. Sem otimismo a gente não consegue transformar o mundo. Não é negar a realidade, mas acreditar que ela pode ser transformada", afirma a filósofa, escritora e pesquisadora Djamila Ribeiro, embaixadora da paleta.

Bioinspiração

Cores cruas, em tons de palha, ocre e amadeirados formam a paleta de 10 tons equilibrados que convidam a se viver a natureza em todas as suas esferas, potencialidades e ensinamentos, como reforçou a embaixadora da paleta, Bela Gil, culinarista e apresentadora.

Ciclos da vida

Cores serenas e tons que remetem ao vai e vem do mar formam a paleta que traz os últimos dez entre os 40 tons que compõem com a Silêncio de Inverno. Para celebrá-la, o ator e influenciador Ary Fontoura é o seu embaixador, representando os ciclos e movimentos da vida.
"A nossa casa está indo para o calor, para o movimento", sintetizou Thalita sobre a cor do ano ao final do evento que reuniu os embaixadores para a apresentação da Silêncio de Inverno, a cor do ano 2023 da Tintas Coral. "As cores são uma forma de trazer mais potência de vida", complementou Bela Gil.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!