Decoração

Como usar espelhos na decoração

Bruna Covacci
23/07/2015 01:00
Thumbnail
Os espelhos dão a sensação de amplitude e escondem o que não precisa ser mostrado. Renovam o espaço, clareiam áreas escuras, trazem profundidade, modernizam e podem ser posicionados de maneira a refletir o que há de mais belo em um ambiente. Basta saber usá-los.
Para isso, a arquiteta e supervisora do curso de design de interiores do Centro Europeu, Katalin Stammer, dá algumas dicas, como explorar o projeto luminotécnico, para valorizar objetos e móveis que merecem destaque e ainda replicar a luz. Ela recomenda também cuidar da proporção da peça em relação ao ambiente: “Não dá para usar só um espelho pequeno no meio de uma parede grande. Nesses casos dá para fazer um arranjo deles e a dica é optar por tamanhos iguais ou pelo design parecido”, comenta.
O seu uso excessivo em um mesmo espaço, segundo a arquiteta Simone Volpi, pode cansar um pouco, afinal, o espelho duplica tudo – da paisagem bonita à bagunça do cantinho de trabalho. A arquiteta recomenda observar os ângulos refletidos. “É muito comum vermos espelhos colocados de maneira errada refletindo tabicas de gesso, áreas de serviços e outros elementos não desejáveis”, aponta.
No mais, escolha um modelo que siga o estilo da decoração da casa. Ou seja, ambientes tradicionais pedem molduras mais sóbrias, como as de madeira ou metal envelhecido. Se a sua casa faz uma linha mais moderninha, dá até para dispensar o arremate em volta do espelho. E anote esta regra: espelhos pequenos devem ter molduras finas e os maiores exigem molduras mais grossas. Outra variação são as bordas trabalhadas e chanfradas, como é o caso do bisotê , que dá movimento ao reflexo.
Coleção de espelhos
Na proposta da arquiteta Katalin Stammer, a repetição do estilo veneziano trouxe um padrão para o ambiente. Na penteadeira, o espelho grande tem função estrutural, os outros são decorativos. A parede escura valoriza os objetos, o cristal cromado e a prata brilham com os espelhos.
Espelhos diferentes
Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
O cantinho criado pela arquiteta Katalin Stammer conta com parede de tecido, o que ajuda a destacar os espelhos. O diferencial do projeto está nos planos variados de aplicação das peças, que têm função de iluminar o ambiente. Ao todo, foram utilizados cinco elementos espelhados (três caixas, biombo e espelho emoldurado).
Multifunção
Neste apartamento com toques clássicos, projetado pela decoradora Angela Russi, o espelho tem diversas funções. Por ser posicionado na cristaleira junto à sala de jantar, o espelho ajuda a ampliar o ambiente e dá um tom sofisticado à decoração.
Arte pura
Fotos: Gerson Lima/Divulgação.
Fotos: Gerson Lima/Divulgação.
Neste ambiente projetado pela Volpi Arquitetura o espelho aparece como um elemento moderno e essencialmente decorativo. Pedaços do material, aplicado em ângulos diferentes, formam um grande mosaico que ocupa o lugar de uma tela.
Sofisticação clássica
No projeto do arquiteto e designer Eduardo Mourão, a decoração da sala de jantar mescla mobiliário de época e ampla mesa com tampo de cristal. O teto revestido de espelho decora, amplia e imprime sofisticação ao ambiente.

Brilho e claridade

Para ampliar o hall de entrada, a arquiteta Daniela Barranco Omairi deu continuidade do recorte da parede no piso. O espelho nas laterais da madeira tem o objetivo de refletir o lustre e trazer brilho.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!