Renomada escola de Milão lança curso de design no Brasil

Quatro workshops para designers e arquitetos serão ministrados durante o inverno de 2020 pelo Istituto Marangoni em parceria com a CASACOR

Com campus em cinco países, Istituto Marangoni lança workshops no Brasil em parceria com a CASACOR. Foto: divulgação

por Gazeta do Povo

06/12/2019

compartilhe

Uma das principais escolas de moda, arte e design de Milão, o Istituto Marangoni vai promover no Brasil uma série de quatro workshops voltados à área de design e arquitetura. Cada um deles terá uma temática e um local diferente — São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Amazônia—, procurando abranger uma pluralidade de temas voltados ao ramo. Os workshops serão realizados durante o inverno de 2020 em parceria com a CASACOR, e vão buscar contemplar as particularidades do design brasileiro a partir do experiente olhar italiano.

Os dois primeiros eventos já tiveram seus conteúdos divulgados. O primeiro, que acontece em São Paulo, em julho, traz o tema “Genius Loci e novas formas de hospitalidade e vida”. O workshop será ministrado por Giulio Cappellini, arquiteto e diretor de arte da empresa italiana de design Cappellini. Com foco em estilo e design de interiores, a palestra abrange novas formas de hospitalidade, experiência e integração.

Sede do Istituto Marangoni em Miami. Foto: divulgação

O segundo workshop será realizado em setembro no Rio de Janeiro. O tema, “Conteúdo de pesquisa: polinização cruzada entre arte e design”, será ministrado por Cristina Morozzi, jornalista, crítica e diretora de arte italiana. O enfoque em tendências e abordagens de design contemporâneas vai abordar a interdisciplinaridade entre história, arte e design, apresentando uma metodologia para integrar essa tríade em futuros trabalhos.

Informações sobre inscrições, datas e valores são divulgadas na próxima terça-feira (10). Com 85 anos de história, o Istituto Marangoni atualmente tem sete sedes em cinco países: Milão, Florença, Paris, Londres, Xangai, Shenzhen e Miami.

CASACOR 2020: A Casa Original

As novidades anunciadas pela CASACOR também englobaram o tema que vai dar liga às edições da mostra pelo Brasil (e pelo mundo) em 2020: A Casa Original. A primeira edição da década traz uma reflexão sobre o avanço das tecnologias e busca apresenta um equilíbrio entre o passado e o futuro, colocando a casa como um refúgio onde se preservam valores e histórias pessoais.

“Com o avanço da modernidade, a necessidade de estar sempre conectado e em constante mudança, veio também a sensação de instabilidade. Seja pelo ímpeto de acompanhar os passos dessa rápida evolução ou pelo sentimento que brota das consequências que ela causa”, afirma o comunicado oficial da franquia.

CASACOR 2019 teve o tema “Planeta Casa”. Na foto, ambiente do arquiteto Gustavo Martins no ambiente Les Hérons, na edição de São Paulo. Foto: divulgação

A principal edição da marca será realizada em São Paulo entre 2 de junho e 2 de agosto de 2020. Em Curitiba, a data fica entre 15 de maio a 12 de julho.

Em 2019, a CASACOR teve 14 edições no Brasil e 4 fora do país, sendo três delas na América Latina e uma em Miami (EUA).

Confira abaixo os workshops já anunciados:

Workshop 1 – “Genius Loci e Novas Formas de Hospitalidade e Vida”

Local e data: São Paulo, julho de 2020

Palestrante convidado especial: Giulio Cappellini

Foco: Estilo e design de interiores

Descrição: A hospitalidade e a vida são entendidas como uma categoria híbrida, que se refere a um estilo de vida contemporâneo que reflete uma sensibilidade particular ao local e coexiste em harmonia com o ambiente ao redor, natural e cultural. Isso abrange novas formas de hospitalidade que tratam de experiência e integração, desafiando a definição tradicional entre acomodação de curto prazo e vida cotidiana.

Workshop 2 – “Conteúdo de Pesquisa: Polinização cruzada entre Arte e Design”

Local e data: Rio de Janeiro, setembro de 2020

Palestrante convidado especial: Cristina Morozzi

Foco: Tendências e abordagens de design contemporâneas. Relação entre história, arte e design.

Descrição: A evidência de que as fronteiras disciplinares estão sendo ultrapassadas no espaço de um projeto (seja Arte, Design de interiores ou moda) pode ser identificada em um número surpreendente de exemplos ao longo, e até em diferentes momentos, da história. Certas vezes, a influência e a inspiração são diretas, formais e facilmente lidas. Em outros casos, o processo criativo é mais opaco. Este workshop introduzirá uma estrutura metodológica para compreender e conectar o que pode parecer um fenômeno díspar para revelar relações e ajudar na compreensão de novos trabalhos. A vibrante cidade do Rio de Janeiro, com a riqueza da sua herança cultural e de seus contrastes, sediará este workshop.

LEIA MAIS

Casa Cor Miami 2019 apresenta explosão de cores em 18 ambientes; conheça

Academia desativada no Seminário irá receber a Casa Cor Paraná 2020

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você