Foto: Roca/Divulgação
Foto: Roca/Divulgação| Foto:

Contar com uma ilha ou uma bancada com área de trabalho generosa é o sonho de consumo da maior parte dos moradores que têm na cozinha o coração da casa. Funcionais e com marcante presença estética, elas costumam ter o visual comprometido pela inserção necessária do fogão ou dos cooktops. Uma solução inusitada, a de embutir um fogão de indução sob a bancada, no entanto, promete dar mais liberdade aos projetos e ao uso da bancada no dia a dia.

Quem apresenta a proposta é a Roca, fabricante brasileira de revestimentos cerâmicos, que tem no Roca Stone o produto que responde a tal necessidade. Com 6 mm de espessura, ou seja, mais finas quando comparadas aos demais revestimentos cerâmicos, as placas suportam as temperaturas necessárias ao cozimento ao mesmo tempo em que permitem um acabamento mais refinado e elegante ao se embutir o fogão, fazendo com que apenas o painel de controle das “bocas” precise ficar à mostra.

“A indução eletromagnética funciona por meio da aproximação da panela ao fogão. Então, quanto mais fina a camada de revestimento, mas próxima ela fica [da ‘boca’], melhorando a eficiência do cozimento e eficiência energética do fogão — ela é capaz de ferver uma caneca de água mais rápido do que no micro-ondas”, aponta Luis Goeldner, chefe de sistemas de gestão integrados da Roca Brasil Cerâmica.

Foto: Haus
Foto: Haus

Outras características que fazem do material uma opção viável para o revestimento de bancadas e ilhas, e que são compartilhadas por outros revestimentos cerâmicos, são sua resistência a manchas e riscos, a não proliferação de fungos e bactérias e a facilidade na limpeza.

“O tamanho das placas, que podem chegar a 3 m de comprimento e 1,5 m de largura, permite que se projete uma bancada grande revestida por uma única peça, sem emendas ou prejuízo estético. Ou seja, a mesma uniformidade que se vê em bancadas revestidas com mármores ou granitos [materiais naturais], mas a partir de um produto industrializado”, acrescenta Goeldner.

O chefe de sistemas lembra que a instalação deve ser realizada por mão de obra especializada e alerta que o revestimento não pode ser aplicado sobre cooktops ou fogões, sendo indicado somente para embutir sistemas por indução. Isso porque, além de perder energia de cocção, as chamas dos demais modelos de fogão fariam com que a placa fosse aquecida por inteiro, o que poderia causar queimaduras e acidentes.

LEIA TAMBÉM

Os detalhes e segredos que fazem uma cozinha perfeita

Cozinha com bancada ?flutuante? traz modernidade à casa de campo europeia

Eletrodoméstico permite cultivar hortaliças para até 4 pessoas na cozinha de casa

Revestimentos hexagonais são versáteis e dão toque especial na decoração

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]