Para driblar o frio

Decoração

Saiba como escolher aquecedor para os ambientes da sua casa

Click Textos*
29/07/2022 12:20
Thumbnail
O inverno tem sido marcado pela presença das frentes frias, com massas de ar de origem polar, chamadas de ondas de frio. Para lidar com as baixas temperaturas e ter um inverno mais confortável, saber como escolher aquecedor é algo fundamental.
Se você nunca teve este tipo de aparelho, é importante destacar que existem diversos modelos diferentes disponíveis no mercado, com fonte de alimentação e potências distintas.
Para te ajudar na hora de escolher um aquecedor, conversamos com João Pedro Lúcio, técnico de operações da Maria Brasileira, a maior rede de franquias de cuidados e limpeza residencial e corporativa do país. Confira!

Aquecedor incandescente

Este modelo de aquecedor é um dos mais práticos do mercado, por ser fácil de guardar e carregar. Escolher um aquecedor incandescente é ideal para espaços de até 12 metros quadrados, fechados e com pouca ventilação.
Esse tipo de aquecedor é perfeito para fazer do espaço um ambiente agradável, já que não retira sua umidade natural e nem faz barulho. O modelo também oferece excelente custo-benefício, com potências de 600W a 1500W. Normalmente, o aparelho tem dois ou três níveis de aquecimento, e alguns modelos contam com dispositivos giratórios para espalhar o calor com mais eficiência.
Na hora de posicionar o aquecedor, você pode apoiá-lo em uma bancada, em cima de uma mesa ou, até mesmo, deixá-lo no chão.
Para realizar a limpeza do equipamento, Lúcio recomenda usar apenas um pano limpo, que não solte fiapos e que esteja seco ou apenas levemente umedecido com água.
“Não utilize qualquer produto ou substância abrasiva, já que estas substâncias podem danificar o aparelho. Para limpar a grade, utilize uma escova macia para alcançar os locais de difícil acesso”, explica.

Termoventilador

O termoventilador é um aquecedor que, além de aquecer o espaço por igual, também funciona como um desumidificador. Em termos de segurança, é o mais indicado para quem tem animais de estimação, crianças ou pessoas da terceira idade em casa. Isto porque o ventilador e a resistência ficam protegidos por uma grade, e a parte de fora não aquece.
Ele também irá desligar-se automaticamente se a saída de ar for abafada por algum objeto, se o aquecedor cair acidentalmente ou se houver uma queda de energia na rede.
Além disso, para quem precisa escolher um aquecedor para cômodos de até 20 metros quadrados, o termoventilador é uma ótima opção, principalmente para quem tem pouco espaço para guardá-lo. Os menores chegam a ter apenas 50 centímetros e sua resistência se assemelha àquela que é usada em chuveiros. Também tem um pequeno ventilador, que espalha o calor no ambiente.
Sua potência varia entre 1200W e 2000W e vem com até três níveis de regulagem. A maioria dos modelos também conta com um nível frio, para que funcione como ventilador em períodos mais quentes.

Aquecedor de cerâmica

Escolher um aquecedor de cerâmica é a decisão ideal para quem precisa fornecer calor para espaços maiores e por mais tempo. Aquece ambientes de até 30 metros quadrados, com potências que atingem até 1500W.
Uma grande vantagem deste tipo de aquecedor é o fato de que ele pode ser usado em praticamente qualquer lugar, pelo baixo risco de choque elétrico. Só não se recomenda colocá-lo em áreas externas, em contato direto com a água ou em quartos, escritórios e sala de estudos, já que o motor faz um pouco de barulho.
O aquecedor de cerâmica também apresenta a maior variedade de tamanhos e estilos. Existem modelos de piso, modelos compactos, que podem ser colocados em cima de móveis, e modelos com formato de torre giratória. Existem até aquecedores que podem ficar fixados na parede, ideais para climatizar espaços grandes, inclusive banheiros.

Aquecedor a óleo

O modelo a óleo é a opção mais indicada para quem está priorizando a economia na hora de escolher um aquecedor. Isto porque ele desliga assim que atinge a temperatura ideal.
Assim, dá para poupar na conta de energia elétrica sem deixar de garantir o aconchego da sua casa. Este tipo de aquecedor é o que leva mais tempo para esquentar, em comparação com os outros modelos. Em contrapartida, ele "segura" o calor no ambiente por bastante tempo.
Todos os modelos de aquecedor a óleo são do tipo torre, com rodinhas e alças para facilitar o transporte do equipamento, e vêm com três níveis de potência: 600W, 900W e 1500W.
Os aparelhos também são perfeitos para ambientes com 30 metros quadrados ou mais, e para regiões com invernos secos, já que não tiram a umidade natural do ambiente. Além disso, o equipamento não faz barulho, sendo uma ótima opção para quem quer escolher um aquecedor para dormitórios e espaços de home office.

Aquecedor a gás

Sua região é fria demais para os aquecedores elétricos darem conta do recado? Então, escolher um aquecedor a gás é a solução mais indicada.
Este modelo faz uso de um botijão GLP P13, daqueles usados para cozinhar, e gera uma chama similar à de um fogão convencional. É bastante seguro: o sistema desliga-se automaticamente se o ambiente aquecer demais e em caso de vazamento ou tombamento.
Em relação à durabilidade, Lúcio conta que versões mais modernas, como os equipamentos digitais, duram de 15 a 30 anos. Já os aquecedores de funcionamento mecânico duram de 8 a 10 anos. “Para que o aparelho dure os períodos citados, é necessário realizar uma manutenção todos os anos”, explica o especialista.
Esse também é o único tipo de aquecedor que conta com modelos tanto para área interna quanto externa. No primeiro modelo, a chama fica dentro do aquecedor, escondida, e ainda conta com uma proteção de cerâmica para o queimador. Alguns modelos vêm até com uma chapa na parte de cima para aquecer líquidos. Já o modelo externo tem uma chama forte localizada no meio ou em cima do aparelho e é protegida por uma grade de segurança.
Este tipo tem um formato de torre e, por ter sido pensado para ambientes externos como bares, restaurantes e áreas de piscina, é feito com materiais mais resistentes ao sol e chuva, como alumínio ou aço galvanizado.
O modelo também consegue aquecer ambientes com mais de 40 metros quadrados, mesmo em temperaturas negativas. Escolher um aquecedor a gás é ideal para quem não pode, ou não quer, construir uma lareira, por exemplo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!