Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Chegou a hora de desmontar a decoração de Natal: saiba como guardar os enfeites
| Foto:

Segundo a tradição, 6 de janeiro é dia de desmontar a árvore de Natal e retirar toda a decoração das festas. Mas antes de guardar tudo de qualquer jeito e correr o risco de quebrar alguma coisa ou estragar enfeites, guirlandas e lâmpadas, é preciso planejar o armazenamento, assim como se faz com outros itens da casa. “Com os objetos natalinos usamos as mesmas regras básicas da organização: categorização, setorização e identificação”, explica Ana Paula Ramlow, especialista em organização e sócia de Priscila Piovesano, na Componit Soluções em Organização. A dupla ensina a arrumar tudo direitinho para aproveitar os enfeites outras vezes.

Desmontagem

No pinheirinho, o segredo é tirar primeiro o que foi colocado por último. Vá retirando as camadas até chegar nos primeiros itens colocados, como as luzes pisca-pisca. Retire os enfeites com cuidado para não quebrar ou danificar as peças. Se alguma coisa quebrar, descarte ou arrume.

O ideal é já deixar um aspirador de pó próximo ao local da desmontagem, para ir limpando os resíduos, como purpurina e galhos.

Limpeza

Os objetos, como bolinhas e enfeites de mesa, feitos de cristal ou vidro, devem ser limpos com um pano seco antes da armazenagem. A árvore de Natal também precisa de um cuidado especial. “Passe o aspirador de pó na função que assopra para ajudar a remover o pó. Colocar a árvore em frente a um ventilador também resolve”, afirma Priscila.

Acondicionamento

Primeiro, categorize os objetos em uma superfície limpa, separando bolinhas, enfeites, guirlandas, estrelas e demais.

A árvore de Natal deve ser enrolada em plástico filme, no sentido dos galhos. “Dessa forma o pinheirinho fica bem acondicionado, livre da umidade e das traças”, explica.

Bolinhas podem ser guardadas em embalagens reaproveitadas. Crédito: Free Images
Bolinhas podem ser guardadas em embalagens reaproveitadas. | Free Images

As velas e guirlandas também podem ser armazenadas em plástico filme e os enfeites de vidro e cristal devem ser enrolados em plástico bola para melhor conservação.

As luzes pisca-pisca devem ser enroladas e colocadas em um saquinho. “Assim, evita-se que os fios embolem e as lâmpadas queimem”, diz.

As bolinhas podem ser armazenadas em caixas ou tubos plásticos. “Uma dica é reaproveitar as caixas de ovos ou os tubos de bolas de tênis, ou ainda colocar as bolinhas dentro de copinhos plásticos em caixas de sapatos para guardá-las de forma segura”, explica Ana Paula.

Organização

O ideal é manter tudo em uma grande caixa contêiner em um lugar só. “As embalagens transparentes e etiquetadas facilitam a visualização e, assim, você não esquece nada na hora de decorar no próximo ano”, explica. “Como esses objetos só são usados uma vez por ano, você pode guardá-los em locais menos acessíveis como garagem, porões ou depósitos”, finaliza Ana Paula.

Atualização

Matéria atualizada em 06/01/2021.

Atualizado em 06/01/2021 às 10:35
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]