Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

Ter um quarto quentinho e aconchegante é uma das melhores formas de se curtir o inverno. Afinal, ninguém merece passar frio à noite ou se sentir desconfortável. Um dos segredos para manter o frio do lado de fora é investir em soluções práticas, que exijam pouco investimento e dispensem a necessidade de reforma.

Quem dá a dica é a arquiteta Sabrina Becker, que tem na roupa de cama uma das principais aliadas para a “mudança de estação” no quarto. Segundo ela, investir em cobertores, edredons e mantas mais quentes é o primeiro passo para se enfrentar com sucesso os dias mais gelados do ano.

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

“[Peças] com tecidos mais grossos ou que têm mais pelos são as mais indicadas para trazer este calor”, sugere. Almofadas (ou capas) de tricô, pele sintética e até de microfibra também potencializam a sensação de aconchego do espaço, além de contribuir para a ambientação do dormitório por meio de detalhes e texturas.

Decoração

Itens de decoração, como tapetes e cortinas, também merecem atenção quando o desejo é espantar o frio. No primeiro caso, a sugestão é priorizar peças com pelos mais altos, que também são mais delicadas ao toque. Elas podem ser colocadas sob os pés e nas laterais da cama, evitando que a pessoa pise diretamente no chão ao se levantar.

Saiba como preparar um quarto perfeito para o inverno

Cortinas de tricô ou veludo são boas pedidas para o fechamento das janelas no inverno. Para quem não deseja investir na aquisição de uma nova peça, a sugestão da arquiteta Renata Pisani é acrescentar xales confeccionados com esses tecidos ao acabamento das cortinas.

Aquecimento

Equipamentos que, além da sensação de conforto, aumentam a temperatura do cômodo também integram a relação de itens para um quarto de inverno. Para os imóveis que já dispõem de infraestrutura, investir em um aparelho de ar-condicionado é uma das alternativas.

“Outras possibilidades são os aquecedores elétricos e as lareiras portáteis a álcool, que são mais práticas e sustentáveis”, acrescenta Sabrina. A arquiteta explica que estas últimas são comercializadas em diferentes tamanhos e podem elevar a temperatura do cômodo entre 5°C e 10°C, em média, de acordo com o tempo em que permanecem acesas. “É preciso estar atento para não super ou subdimensionar a lareira em relação à metragem quadrada do ambiente que se quer aquecer. Esta informação consta nas especificações técnicas dos modelos [o que contribuiu para uma compra acertada]”, explica.

Saiba como preparar um quarto perfeito para o inverno

Também é preciso cuidar para que a peça não seja posicionada próxima a tecidos ou outros materiais que possam vir a dissipar o fogo ou de locais em que se possa esbarrar nela.

“Para as suítes, os toalheiros elétricos são outra boa dica. Além de desumidificar [o ambiente], eles fazem com que as toalhas sequem mais rápido”, explica a arquiteta Renata. Os equipamentos são comercializados em modelos fixos ou móveis e estão disponíveis nas tensões 110V ou 220V.

Coringa

Para que o investimento na aquisição das peças não se perca com a chegada da primavera e elas possam ser usadas nos próximos anos, a dica é optar por roupas de cama e objetos de decoração de tons neutros. “Se você trabalha com uma base neutra, pode mudar uma almofada ou inserir algum ponto de cor, mas mantendo a proposta ao longo do tempo”, resume Sabrina.

Confira o passo a passo para um quarto de inverno

Garimpo

HAUS foi em busca de peças para te ajudar a preparar o quarto e curtir o inverno com conforto e aconchego. Confira nossas sugestões:

Saiba como preparar um quarto perfeito para o inverno

 

Saiba como preparar um quarto perfeito para o inverno
| www.cxpnw.com
Saiba como preparar um quarto perfeito para o inverno

 

Saiba como preparar um quarto perfeito para o invernoSaiba como preparar um quarto perfeito para o inverno

 

Saiba como preparar um quarto perfeito para o inverno
| Livia Mattos dos Reis

 

Saiba como preparar um quarto perfeito para o inverno

LEIA TAMBÉM

Confira quatro dicas para decorar quartos em diferentes fases da vida

Produtos da Casa Cor PR estão à venda com até 50% de desconto; veja alguns

Biombo não serve só para dividir ambientes. Aprenda a usá-lo na decoração

 

 

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]