Decoração

Saiba se você tem o “DNA” da bagunça e descubra como mudar isso

Sharon Abdalla
18/04/2017 19:58
Thumbnail
Manter a casa organizada pode soar como uma utopia para muitas pessoas. Mas, com um pouco de boa vontade é possível deixar de lado o DNA da bagunça e fazer da organização uma facilitadora do dia a dia. É o que garante a consultora em organização e apresentadora do programa “Santa Ajuda”, Micaela Góes. Em visita a Curitiba para o lançamento do seu livro homônimo nesta segunda-feira (17), Micaela recebeu a reportagem de HAUS para traçar o perfil do bagunceiro e refutar a desculpa de que a desorganização é uma condição nata. Ela também deu dicas de como começar a deixar a bagunça de lado e contou como se descobriu uma organizadora. Confira:

– Como você se descobriu uma organizadora?

Foi por acaso. Eu me apliquei em tantas coisas que pretendia para minha vida – sou bailarina formada, fiz Artes Cênicas e pós-graduação em Arteterapia – e digo que eu não escolhi a organização, que foi ela que me escolheu. Minha comadre, que é a Camila Pitanga [que escreve o prefácio do livro], me pediu que a ajudasse a organizar a casa dela para receber a enteada, que iria morar com ela. Neste trabalho na casa dela eu descobri que uma coisa que era tão natural para mim, e que eu nem via como algo diferente, era um serviço que eu poderia oferecer.

– Mas a Camila Pitanga não te chamou por acaso, pois seus amigos e outras pessoas próximas já viam em você este potencial.

Eu cresci em uma família na qual a organização era algo natural. Assim como a gente era condicionado a rotinas de higiene pessoal e de alimentação, tínhamos rotinas de organização. Isso aconteceu tanto na casa dos meus pais como na da minha avó, que hoje compartilha o programa comigo. Eu só fui perceber isso como algo diferente quando via outra dinâmica na casa das pessoas.

– É comum ouvirmos frases do tipo “Eu me acho na minha bagunça” ou “Minha bagunça é organizada”.Isso é uma espécie de passe livre para a desorganização ou é mais uma desculpa?

É uma boa desculpa, bem convincente. Eu costumo dizer que organização é um condicionamento e que qualquer pessoa pode se tornar organizada. Mas, para isso, é preciso que ela deseje fazer diferente. É como uma reeducação alimentar. Primeiro é preciso querer aquilo para poder absorver as novas condições. Depois, é necessário adquirir novos hábitos, se condicionar a uma nova rotina, se abrir para o novo. Quando se está em um caos muito grande, há um esforço inicial para se domar a bagunça e retomar o controle da casa. A partir disso, você vai adquirir novos hábitos, como destinar imediatamente para o conserto algo que está quebrado. Há alguns passos para serem seguidos, mas qualquer pessoa, se quiser, consegue.

– No livro, você fala que a desorganização vem de um padrão emocional. Qual seria este padrão?

O espaço que a gente habita é a expressão do nosso interior, e ele não se desorganiza sozinho. Isso não quer dizer que a pessoa seja maluca ou desorganizada emocionalmente. Quer dizer que ela expressa no espaço algum tipo de desordem, não necessariamente negativa. Eu já cheguei em casas de clientes em que o ambiente estava completamente desorganizado e que a organização externa a ajudou a se organizar internamente. Às vezes, esse caminho inverso, de fora para dentro, pode ser uma possibilidade. Em outras, a pessoa pode se organizar internamente e consegue ecoar aquilo para fora. Por isso não se consegue dissociar o emocional do espaço, eles estão ligados.

– Qual é o sinal de alerta? O que diferencia uma bagunça eventual de uma desorganização crônica?

Quando aquilo passa a te incomodar. Você não ajuda quem não quer ser ajudado. Se a pessoa não se incomoda com a bagunça não há meio de você recondicioná-la.

– E como se trabalha isso dentro de uma família na qual um pode não se incomodar, mas os demais não aguentam a desordem?

Depende muito da situação. Se você tem uma maioria organizada e uma pessoa desorganizada é o suficiente para tumultuar todo mundo. Uma estratégia é isolar a bagunça daquela pessoa para que ela não interfira tanto na dinâmica da casa e criar situações para que ela se incomode. Um exemplo é o papel higiênico. Há pessoas que acham que ele “nasce” no banheiro e não pensam que alguém o comprou, levou para casa e o colocou ali. Quando você cria situações para que a pessoa se dê conta desta falta, aí ela começa a se incomodar.

– Pensando em uma desorganização crônica, seja de um indivíduo ou de uma família, como começar a mudar?

Com pequenos projetos. Não adianta você se determinar a arrumar a casa inteira de uma vez porque isto é impossível. Se você começa um movimento de organização e não consegue concluir, ele é pior do que “se achar na sua bagunça”. Arrume uma porta inteira de armário, mas comece e termine. Começar e terminar já é um hábito de organização e a satisfação de ver aquele projeto feito te anima a seguir adiante. É preciso que a pessoa se envolva no trabalho e perceba o benefício de uma vida mais organizada. Até com criança isso funciona. Se ela tem a previsibilidade de encontrar os seus brinquedos e a mochila da escola em determinado lugar sente satisfação com aquilo.

– E quais são os benefícios que a organização traz para o dia a dia das pessoas?

Em primeiro lugar o ganho de tempo, de não se gastar tempo procurando coisas. Em segundo, o ganho de recursos, pois você não compra repetido se sabe o que tem. E em terceiro a qualidade de vida. Quando você não se desgasta com coisas desnecessárias, economiza sua energia para o que é importante para você.

– Ser organizado é sinônimo de se tornar refém da organização?

Ninguém precisa ser organizado ao extremo. Você precisa ser organizado o suficiente para sua vida funcionar com fluidez. É claro que existe um esforço inicial, mas, feito isso, as coisas fluem com mais facilidade. Se você acorda muito cedo e tem muita coisa para fazer pela manhã, deixe o pó de café na cafeteira para só ligar o botão, separe a roupa do trabalho e deixe a mochila pronta, que aí você acorda com mais calma. Isso é só uma sugestão, pois a organização não tem bula de remédio, ela é individual.

– Então, não existe uma receita pronta. É isto?

Cada casa é uma casa. Cada família tem uma dinâmica. Então o que funciona na minha casa pode não funcionar na sua. É preciso perceber qual é o problema daquela família e resolvê-lo, e não impor uma condição.

– Você pode dar dicas de organização que fujam do comum “etiquete” e que façam a diferença na vida das pessoas?

Uma coisa importantíssima é você ter apenas o que precisa. No armário, na cozinha, nos brinquedos das crianças, a dica é reduzir excessos, pois nos perdemos muito neles. A segunda é encontrar um lugar certo para cada coisa. Isso é fundamental, principalmente em uma casa em que moram várias pessoas. Em terceiro, é criar hábito de tirar e colocar de volta [no lugar]. Coisas do tipo padronizar, etiquetar, são recursos mais detalhados, mas estas três são fundamentais.
LEIA TAMBÉM 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!