Tintas

Decoração

Sherwin-Williams apresenta tendências e paletas em cores para 2024/2025

HAUS
15/08/2023 18:18
Thumbnail

Tons escuros e dramáticos também contribuem para criar ambientes confortáveis | Divulgação

Verdes e azuis acinzentados e esfumaçados, vermelhos e violetas quentes e terrosos, escuros inspirados na natureza e off-whites são as quatro famílias cromáticas que, de acordo com o relatório de tendências Colormix 2024: Antologia: Volume Um, da Sherwin-Williams, terão papel significativo na arquitetura e no design dos próximos anos.
No documento, que agora passa a ser bianual, cada família de cor é composta por 12 tons. “Essas paletas – organizadas por família de cores para facilitar o uso – representarão as belas mudanças que estamos vendo no mundo das cores aqui na Sherwin-Williams”, afirma, em nota, a especialista em cores e gerente de marketing da marca, Patrícia Fecci.
Para Sherwin-Williams, verdes e azuis acinzentados devem estar em alta nos próximos anos
Para Sherwin-Williams, verdes e azuis acinzentados devem estar em alta nos próximos anos
Verdes e azuis, por exemplo, clássicos da última década, reúnem tons orgânicos que inspiram vitalidade e tranquilidade, mudanças e constância, intensidade e calma. Mesmo com destaques luminosos e profundos, a paleta é dominada por tons que ficam no ponto de interseção entre as duas cores e o cinza, como os batizados Silêncio da Noite e Estratégia Militar.
Paletas verde e azul, e vermelha e violeta
Paletas verde e azul, e vermelha e violeta
Entre os vermelhos e violetas, destacam-se os tons sutilmente mais amarronzados, o que variam dos abertamente terrosos – que se mantêm populares –, como o Chega Mais, até aqueles mais arenosos, como o Praia da Ponta do Mel, embora haja também um salmão (Sushi) e um rosa (Pitaia) mais vibrantes. Conforme a marca, são “tons botânicos e minerais”.
Entre vermelhos e violetas, destacam-se tons terrosos e arenosos.
Entre vermelhos e violetas, destacam-se tons terrosos e arenosos.
A família dos tons escuros, por sua vez, é composta por marrons e borgonhas, como Shiraz, verde-musgo, como Serra da Cantareira, cinzas vulcânicos, como Poço Profundo, e matizes noturnos aveludados, como Chapéu Preto. Intensos, são chamados também de “dramáticos” no relatório, mas têm o poder de proporcionar descanso e conforto ao serem aplicados nos ambientes, além de serem tons ideias para criar contrastes potentes.
Com subtons quentes (Bolachas do Mar) e frios (Dia Frio), os off-whites estão incluídos na família chamada “tons delicados”, que contribuem para acalmar diante de tantos estímulos e, a partir disso, possibilitar voos criativos.
Os tons delicados em destaque são clássicos: os off-whites
Os tons delicados em destaque são clássicos: os off-whites

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!