Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Decoração descontraída, neutra e com bastante interação com a natureza são marcas do projeto de novo sobrado assinado por Larissa Loh.
Decoração descontraída, neutra e com bastante interação com a natureza são marcas do projeto de novo sobrado assinado por Larissa Loh.| Foto: Eduardo Macarios

Um casal de advogados com duas filhas pequenas sentiu a necessidade de adaptar seu sobrado de 120 m² no Bom Retiro, em Curitiba, a um estilo de vida mais descontraído. O projeto da arquiteta Larissa Loh privilegiou o hábito favorito dos proprietários: receber a família em casa nos finais de semana.

Siga a HAUS no Instagram

"O principal desejo do casal era que os ambientes sociais do piso térreo fossem integrados entre si e o espaço ganhasse um efeito de amplitude", explica a arquiteta. "Esse tipo de solução otimiza a iluminação e a ventilação natural, além de haver uma conexão maior com o ambiente exterior”, destaca.

| Eduardo Macarios

Dois pilares foram removidos e feitos reforços estruturais com vigas metálicas. “Assim, não perdemos altura do pé-direito e ganhamos a amplitude desejada”, enfatiza Larissa. Além disso, a varanda gourmet recebeu fechamento em vidro, com possibilidade de abertura, e houve ainda troca de piso e esquadrias e aplicação de gesso.

Conexão com a natureza

Na intenção de buscar uma conexão com o espaço externo da casa, Larissa levou a natureza e seus elementos para dentro do espaço interno. O verde é bastante evidente na varanda gourmet, com o jardim vertical e as plantas que decoram o espaço. Os elementos naturais misturam-se ao verde da área externa, assim como o revestimento na mesma cor aplicado no muro dessa área social, proporcionando um frescor único ao ambiente.

| Eduardo Macarios

A arquiteta também optou por trabalhar com materiais naturais, tanto na varanda gourmet, como na cozinha e na lavanderia. Larissa usou madeira e mármore, mesclados com tons de verde. Branco e cinza complementam a paleta de cores.

Para conferir o ar mais descontraído ao projeto, a profissional optou por elementos como os azulejos de metrô e os vidros canelados na porta de correr que isola a lavanderia dos demais ambientes integrados. “Estes elementos também trazem uma atmosfera retrô aos espaços, junto ao mobiliário solto em cores neutras.”

| Eduardo Macarios

Ainda no tema retrô, outro elemento que confere muito charme aos ambientes sociais da residência são os painéis em muxarabi. O detalhe em madeira aparece no painel da TV, na parede do balcão da sala de jantar e no móvel da varanda gourmet. “É um elemento antigo da arquitetura usado para filtrar a luz solar, que vem sendo usado nos projetos de interiores, para trazer charme aos espaços”, comenta Larissa.

Para compor a iluminação destes dois últimos espaços, a arquiteta escolheu peças modernas, como o pendente preto em modelo de trilho para a sala de jantar e os spots brancos para a varanda gourmet.

| Eduardo Macarios

Dormitório e banheiro

O quarto do casal em tons neutros e linhas contemporâneos ganhou aconchego e charme com o uso do crochê na decoração, cabeceira acolchoada, o tapete de estampa geométrica e os pendentes em cada lateral da cama em tons de dourado.

| Eduardo Macarios

Os detalhes de plantas também estão nos dormitórios para maior frescor e sensação de bem-estar, assim como no banheiro, que teve todos os revestimentos renovados. “Apostamos nos materiais em tons contrastantes e mobiliário moderno com estruturas de metal”, afirma Larissa.

| Eduardo Macarios

Para a sala da lareira, a arquiteta projetou um confortável espaço para convivência da família. O ambiente fica no sótão do imóvel, onde os pufes em crochê e linho e as poltronas em tom de rosa em contraste com os tons neutros do mobiliário e da decoração criam o clima de aconchego e descontração. Destaque para a estrutura da lareira, toda revestida em mármore.

| Eduardo Macarios
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]