Eco Flame Garden

Decoração

Startup de móveis outdoor nascida na pandemia oferece produtos mais acessíveis e com design exclusivo

Sharon Abdalla
26/07/2022 19:28
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Pouco mais de um ano -- 16 meses, para sermos exatos -- foram suficientes não apenas para uma nova marca de mobiliário e acessórios outdoor nascer, mas para crescer a "números vistos" e se firmar como case do setor de decoração para áreas externas.
Com 20 produtos em catálogo e mais de 60 prontos para serem lançados durante o próximo ano, a Eco Flame Garden apresenta outros números igualmente impactantes. "Saímos de uma empresa que teve um faturamento de R$ 300 mil, em 2020, para um de R$ 10 milhões, no ano passado. Para este ano, a previsão é fechar entre R$ 25 e R$ 30 milhões", contam os sócios-fundadores Rubens Stuque e Mateus Ferrareto.
Para chegar a eles, a jovem dupla (ambos os sócios têm menos de 30 anos) apostou em uma estratégia pouco usual quando se fala em mobiliário voltado às classes B (nicho de aposta da empresa) e A, e iniciou toda a sua operação de venda no ambiente digital.
Rede Jambô
Rede Jambô
"Lançamos a marca digitalmente por conta da pandemia e para fazer um posicionamento da marca correto. Criamos um produto que chega com preço acessível, muito competitivo, comparado ao que tinha antes no mercado. Um produto que atende a classe A em qualidade, mas que também é acessível para a classe B", enfatizam. Design e fabricação própria de quase a totalidade dos produtos e uma logística que permite entregas em até sete dias, em média, em todo o Brasil, são outros atributos da marca.
A linha conta com puffs (carro-chefe da marca), sofás, redes de tricô náutico, champanheiras, suportes para lenha, mesas laterais e lareiras. Os estofados são revestidos com tecidos de poliéster e preenchidos com pérolas de poliestireno, o que facilita a secagem (em caso de chuva ou sereno, por exemplo) e traz mais conforto ao sentar, uma vez que as peças se moldam ao corpo.

Expansão

Consolidada digitalmente, a Eco Flame Garden mira, agora, na presença física da marca. Além de quatro lojas próprias, localizadas em São Paulo e Porto Alegre, a marca planeja a instalação de lounges e espaços físicos em mostras, hotéis e shoppings pelo Brasil.
"No próximo ano serão mais de 40 pontos experience da Eco Flame. Teremos lounges em pontos turísticos cujo acesso será permitido por tokens gerados pelos NFTs dos consumidores da poltrona Hype [que ainda será lançada pela marca em colaboração com designers e artistas plásticos em peças únicas]", conta Ferrareto. A abertura de sete outras lojas físicas, incluindo uma em Curitiba, também está prevista para até o fim de 2022, assim como o início das operações via e-commerce em Miami e Dubai.
Detalhe do ambiente externo da Eco Flame Garden na Casa Cor PR
Detalhe do ambiente externo da Eco Flame Garden na Casa Cor PR

Impacto social

Na linha do que grandes empresas e marcas do segmento vêm realizando, as questões sociais e de sustentabilidade também são consideradas dentro da estratégia de expansão e crescimento da Eco Flame Garden, e algumas delas já têm efeitos concretos. É o caso da destinação de parte do valor das vendas das lareiras ao projeto SP Invisível, que oferece kits de inverno para pessoas em situação de rua.
A marca também está desenvolvendo uma linha de mobiliário em parceria com o Projeto Tamar, que usará redes retiradas dos oceanos como matéria-prima para o enchimento dos estofados.
"Nossa intenção é fazermos o melhor com as pessoas que são as melhores no que fazem. Ajudamos transmitindo a mensagem, informando sobre as ONGs. As pessoas que adquirem as peças ficam felizes ao saber que o porcentual da peça comprada ajudou alguém, que fazem parte de uma causa", acrescenta Stuque.

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