Decoração

Decoração

Cinco tendências e destaques da 11ª ABCasa Fair

São Paulo
19/08/2023 10:48
Thumbnail

Thay Thay Home

A 11ª edição da ABCasa Fair - a segunda do ano - abriu as portas nesta sexta-feira (18) no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Uma das principais feiras do setor de decoração da América Latina, reúne cerca de 380 expositores até a próxima terça-feira (22) com lançamentos e tendências em artigos de decoração, utilidades domésticas, têxtil, presentes, papelaria, festas e flores.
Em meio aos expositores, o Espaço Vitrine ABCasa por Casa Clube permite um olhar amplo para as principais novidades do mercado - que podem ser conhecidas detalhadamente nos estandes. Organizado por pela curadora de estratégias da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), Lu Locchi, o espaço traduz tendências em ambientes.
Espaço Vitrine ABCasa traduz as tendências da feira em ambientes que remetem a uma casa viva, revela Lu Locchi.
Espaço Vitrine ABCasa traduz as tendências da feira em ambientes que remetem a uma casa viva, revela Lu Locchi.
"Nesta edição a gente quis trazer o formato de uma casa viva, uma casa real, para que a pessoa tenha essa percepção: do que ela viu como produto e como realidade [aplicada, num ambiente]", explica. A curadora aponta que uma nova relação com o lar, marcadamente o olhar mais atento ao bem-estar, segue em destaque. "No pós pandemia é uma coisa que ficou, essa visão da casa como descompressão, como aconchego", acrescenta.
Confira cinco destaques vistos nos corredores da ABCasa Fair:

Neutros e terrosos

Arte da Terra
Arte da Terra
A paleta de cores predominante nos estantes desta 11ª edição passa longe de ousadias. Os artigos têxteis surgem em cores claras ou pouco saturadas. Almofadas, mantas e tapetes aliam tons de pegada mais neutra, padronagens discretas e muita texturas.
WOW! Têxtil
WOW! Têxtil

Materiais naturais

Thay Thay Home
Thay Thay Home
Madeira, fibras naturais, pedras e sementes são algumas das matérias-primas mais vistas nos estandes dedicados à decoração, dando bossa a objetos, luminárias e móveis, seja em peças isoladas ou na opção pelo mix and match.
Antica Objetos de Decoração
Antica Objetos de Decoração

Feito por mãos brasileiras

Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (Aclams)
Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (Aclams)
Inúmeros artesãos de cinco estados brasileiros ocupam espaço dedicado ao Núcleo Social da ABCasa em parceria com a Suzano. Eles compõem nove projetos de comunidades que têm apoio da companhia. A participação no evento amplia as possibilidades de prospecção de negócios, seja com a venda direta de artigos ou o desenvolvimento de linhas private label junto a lojistas. Representantes das cooperativas revelam que alguns artesões recém finalizaram entregas fruto da 10ª edição, ocorrida em fevereiro.
Projeto Arte Costura do Cerrado
Projeto Arte Costura do Cerrado
Integram a mostra o Projeto Arte Costura do Cerrado (PA), Aclams (MS), Batuk e Projeto Arte Costura do Cerrado - PA Amigos da Terra (MA), Pindowa (MA e TO) Gestoras da Moda, Cerâmica Vargem do Tanque, Artesãs de São Silvestre e Artesanato de Suzano (SP).
Artesanato de Suzano
Artesanato de Suzano

Pegada orgânica

Curadoria do Espaço Vitrine ABCasa reúne tendências na mesa posta
Curadoria do Espaço Vitrine ABCasa reúne tendências na mesa posta
Formas fluidas ocupam a mesa posta, itens de décor, artigos têxteis e de iluminação, entre outros. A inspiração na natureza e a valorização das imperfeições seguem bastante presente garantindo personalidade extra aos ambientes.
Artigos em exposição no estande da BTC Decor
Artigos em exposição no estande da BTC Decor
Bella Iluminação
Bella Iluminação

Metalizado

Tendência observada em Milão no Salão do Móvel deste ano, o acabamento metalizado apareceu pontualmente, mas em propostas arrojadas, como na Bella Iluminação.

Mais sobre o evento

A ABCasa Fair é voltada exclusivamente a empresas do setor, arquitetos, designers e decoradores. Para visitar, é necessário realizar o credenciamento no local (confira os detalhes no site do evento).
Além de promover negociações entre fornecedores e lojistas, a feira da ABCasa também promete criar oportunidades para networking, troca de experiências e aprendizados por meio de rodadas de palestras e workshops sobre temas como experiência e jornada do cliente, decoração, design brasileiro, inovação e marketing.
Presidente da associação que organiza e dá nome ao evento, Eduardo Cincinato, o segmento tem a percepção de que a renovação da casa se tornou uma constante enquanto comportamento do público consumidor deste mercado e, por isso, conteúdo é palavra de ordem da a ABCasa. "Oferecemos para o lojista uma série de subsídios. Por exemplo, a [comunicação e a identidade visual da] feira toda está com tons terrosos. Não é porque a gente gosta, é porque é o mood do momento. São oportunidades de imergi-lo nesse mundo e fazer as tendências chegarem com mais informação ao consumidor, de como usá-las e inspirar", completa.
Serviço
11ª edição da ABCasa Fair
Local: Expo Center Norte - Rua José Bonifácio, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Datas: 18 a 22 de Agosto
Horários: 10h às 20h de sexta a segunda; 10h às 17h na terça (a abertura dos portões acontece sempre às 9h)
HAUS viajou a convite do evento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!