Decoração

Tons terrosos são a nova tendência em cores na decoração; saiba como usar

Júlia Rohden*
27/10/2017 09:30
Thumbnail

Foto: Divulgação/Suvilnil | GUI GOMES

A busca pela conexão com a natureza em uma época em que estamos constantemente ligados a tudo, exceto com ela. Esse é um dos motivos que trouxe de volta ao centro da moda e da decoração a paleta que abrange cores como verde musgo, rosado, caramelo, bege e marsala. Os tons terrosos, empoeirados,
remetem ao campo, à terra e ao natural.
Essa paleta traz mais conforto visual para a correria do dia a dia e também ajuda a resgatar nossas raízes. “Os tons terrosos são cores que identificamos com a natureza e que transmitem bastante conforto”, diz a arquiteta Fernanda Borio. Para ela, essa tendência está relacionada à busca por um modo de vida mais sustentável.
Danilo Lopes, designer da Neobox Móveis, comenta que os tons terrosos sempre estiveram presentes no universo da decoração. “Nos últimos anos os tons cinzas tomaram este posto, mas como todo ciclo tem seu tempo, os terrosos voltam a surgir como cores aconchegantes e se mesclam com os cinzas e coloridos”, conta.
Foto: Divulgação/Suvinil
Foto: Divulgação/Suvinil

Tendência na decoração

Os tons terrosos vieram com força em 2017 e seguem em alta no próximo ano. O Instituto de Cores Pantone lançou oito paletas como tendências para 2018, entre elas está a Far-fetched, focada nos tons quentes e terrosos. A paleta é composta por rosados, terracota e um amarelo inspirado no milho.
De acordo com a diretora executiva do Instituto, Leatrice Eiseman, a paleta “abrange e abraça muitas culturas diferentes”. Ana Kreutzer, consultora de cores e tendências da Suvinil, conta que a marca também trouxe essa tendência, apostando na Cortina de Teatro como a cor do ano 2017.
Com característica terrosa e sombreada, representa a tonalidade dos tecidos tingidos com a brasilina, corante natural extraído do Pau-Brasil. “O objetivo foi usar essa cor como instrumento para enriquecer a decoração e transmitir a personalidade do brasileiro”, diz a consultora.
O vermelho robusto e aveludado de nuance avioletada da Cortina de Teatro faz parte da paleta Substancial. “Esta nova paleta reflete a busca pelas raízes, retorno à terra, respeito e proximidade à natureza em um mundo cada vez mais fluido e digital”, informa Kreutzer. Também integram essa paleta: Bombom de Licor, Telha Nova, Verdite, Lenha e Mostarda Dijon.
Foto: Reprodução/Marcelo Stammer
Foto: Reprodução/Marcelo Stammer

Como usar em casa

Lopes enfatiza que as cores terrosas combinam com qualquer ambiente, mas são mais utilizadas em salas de estar e jantar, podendo ser harmonizadas facilmente com diferentes tipos e tons de madeira. Ele também aponta que nessa paleta de cores, tons mais claros e leves, como caramelo e taupe, são mais utilizados.
“O marrom aparece como detalhe, na maioria das vezes”, completa. A arquiteta concorda que essa paleta cromática pode ser usada por toda a casa e costuma combiná-la com fibras naturais, veludos e elementos com ares de sustentabilidade. Fernanda comenta que em seus projetos costuma mesclar cores básicas com alguns tons terrosos.
“Procuro manter uma linha mais neutra e usar essas pinceladas de cores terrosas em elementos que possam ser trocados com o tempo, como almofadas, tecidos, pinturas nas paredes e enfeites”, diz. Ela ressalta que mais importante que seguir tendências é a pessoa encontrar cores com as quais se identifique.
Foto: Reprodução/Marcelo Stammer
Foto: Reprodução/Marcelo Stammer
Foto: Reprodução/Marcelo Stammer
Foto: Reprodução/Marcelo Stammer
*Especial para Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!