Decoração

Uma tevê para dois ambientes

Luisa Nucada, especial para a Gazeta do Povo
18/12/2014 02:20
Thumbnail

No projeto da Arqtríade, o sistema giratório permite que a televisão possa ser vista da sala de estar e da sala de jogos

Você mora sozinho, está vendo tevê no quarto e vai para a sala. Ao invés de ligar outro aparelho, é só virar o mesmo. Os sistemas giratórios para televisão são uma alternativa inteligente para quem precisa otimizar espaço e energia. O recurso ainda não foi totalmente incorporado ao ideário de quem está construindo ou reformando a casa, mas, de acordo com as arquitetas Sony Luczyszyn e Cristiane Maciel, é uma solução até na hora de inovar na decoração.
A dupla usou o recurso duas vezes no projeto de uma cobertura, na praia de Caiobá. “No andar de baixo a tevê pode ser vista tanto da sala de estar quanto da sala de jogos, e em cima, o aparelho atende à sala de jantar, à churrasqueira e também à cozinha.” Para Sony, a ideia é tornar o uso do aparelho mais versátil, como acompanhar uma receita na televisão enquanto se cozinha, assistir a um jogo de futebol na hora do churrasco ou colocar um DVD durante a partida de baralho. “Com os sistemas giratórios, ampliam­se as opções de usufruto dos espaços.”
A fixação do aparelho é feita em uma estante, móvel giratório ou por um tubo de metal, que recebe toda a fiação. “O cilindro de metal vai do piso à laje e tem um sistema que evita que os fios se emaranhem ou embolem, permitindo um movimento de 360 graus”, comenta Sony. Os usuários podem girar a televisão tanto para um lado quanto para outro, sem a preocupação de arrancar a fiação da tomada. Ao tubo é acoplada uma chapa de MDF, pintada de qualquer cor, para harmonizar com o ambiente, e tem função de esconder o fundo da tevê.
A arquiteta Fernanda Borio usou o cilindro giratório para incrementar as opções de lazer de uma casa de três andares, também em Caiobá. “No último piso, o quarto do casal e a área externa são integrados. Os moradores podem assistir à televisão tanto da cama, quanto do ofurô, no deque.” O designer Daniel Casagrande e o arquiteto Luiz Maganhoto optaram pelo recurso ao projetar um apartamento de 180 m2. “Um dos quartos foi revertido em sala de tevê. Derrubamos a parede e o integramos à sala de jantar, usando a televisão”, conta Casagrande.
A instalação da estrutura exige mão de obra especializada, com técnicos e marceneiros. “É necessário analisar o peso e o tamanho da tevê, calcular a bitola do tubo de aço e a distância que o aparelho ficará do espectador, para que a imagem não fique distorcida.” orienta Casagrande. Por isso, o sistema encarece em cerca de 10% a 15% a instalação de um aparelho em um móvel.
Serviço

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!