Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Foto: Fábio Severo/Divulgação
Foto: Fábio Severo/Divulgação| Foto:

"Um ambiente ousado, com vibe de pub, para receber amigos e tomar bons vinhos". Esta foi a essência do briefing que um jovem casal apresentou à Vanessa Larré Arquitetura para o projeto do segundo imóvel que teriam assinado pelo escritório.

Siga a HAUS no Instagram!

"Os clientes já haviam feito um apartamento conosco há alguns anos, então tiveram tempo para analisar sua própria rotina, os usos, fluxos, cores e gostos. Chegaram com o briefing bem completo e com um conceito forte em mente", lembra a arquiteta Vanessa Larré, responsável pelo projeto juntamente com a arquiteta Samantha Sperotto.

Foto: Fábio Severo/Divulgação
Foto: Fábio Severo/Divulgação

Para responder a tal anseio, o projeto do apartamento, localizado na Praia Brava, em Itajaí (SC), tem o living e a área gourmet como destaque. Os tons escuros, que remetem aos pubs, vêm do revestimento das paredes com painéis em laca fosca cinza escuro e das tonalidades de preto e chumbo escolhidas para o mobiliário.

"Nós tiramos toda a iluminação do teto e das paredes e [trabalhamos] com iluminação indireta, transformando a sala quase em um lounge", conta Vanessa. A exceção fica por conta do pendente sobre a mesa de jantar.

Foto: Fábio Severo/Divulgação
Foto: Fábio Severo/Divulgação

Na área da cozinha, a grande ilha e os eletrodomésticos, como fogão e coifas, industriais são os destaques. A opção por eles tem uma forte justificativa, uma vez que a moradora é chef de cozinha. A geladeira e a entrada de serviço ficam "escondidas" pelas mesmas placas em laca cinza chumbo, que aparece em toda a área de convivência.

O "calor" dos ambientes vem do teto e do piso, ambos executados em madeira tauari, e da lareira suspensa instalada próxima à janela. "Quente", também, é a cor escolhida para o lavabo, inteiramente pintado em laranja vibrante, com tonalidade inspirada na da marca francesa Hermés. "Ele ficou super diferente e também traz uma iluminação cênica, por meio de uma luminária de pé. [O contraste vem] do sanitário e da pedra da cuba, ambos em preto", detalha a arquiteta.

Foto: Fábio Severo/Divulgação
Foto: Fábio Severo/Divulgação

No que diz respeito ao mobiliário se sobressaem o sofá modular em ilha e as peças que levam a assinatura de grandes nomes do design nacional, como Sérgio Rodrigues e Jader Almeida.

Conforto

Na área íntima, por sua vez, o destaque fica por conta da suíte do casal. "Os clientes queriam uma suíte de hotel, com closet grande e [ênfase] para a banheira", aponta Vanessa.

A solução, então, foi abrir uma das quatro suítes do apartamento e uni-la ao dormitório do casal. O ganho de espaço possibilitou a opção por uma cama em ilha, cuja cabeira pode ser circundada, a setorização do closet e um amplo banheiro, que traz a banheira integrada ao quarto. A ducha, dupla, é de teto e a área do box é toda revestida em mármore calacatta, mesmo material que aparece na cuba.

O cinza também aparece nos painéis em laca fosca do dormitório, mantendo a unidade do projeto, mas em uma tonalidade mais clara que a presente nas áreas sociais.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]