Depois da ceia

Decoração

Saiba como limpar o fogão e o forno no pós-festas e aumentar a vida útil dos eletrodomésticos

Luciane Belin, especial para HAUS
02/01/2023 12:09
Thumbnail
Natal e Ano-Novo são, inegavelmente, festas de abundância gastronômica. É uma época em que a cozinha trabalha o tempo todo - em especial, o fogão e o forno. Nesse período do ano, é importante não negligenciar os cuidados com os eletrodomésticos que garantem o sucesso das festas e se certificar de que serão higienizados adequadamente. Mas, como limpar o fogão e o forno depois de tantos assados e frituras? Não existe “um jeito certo”, mas alguns passos e pontos de atenção podem trazer mais durabilidade para os protagonistas da cozinha.
O contato constante com alimentos e, principalmente, com a gordura, é um dos principais motivos da necessidade dessa limpeza cuidadosa, já que isso compromete inclusive aspectos como a segurança alimentar. Samuel Girardi, coordenador de desenvolvimento de produtos da Mueller, traz algumas sugestões da fabricante para otimizar a higienização e evitar danos às peças.
Segundo o especialista, a limpeza começa durante o próprio uso. Esquecer de tapar panelas e travessas, por exemplo, é um erro comum. Respingou, desligue a boca e limpe imediatamente com um papel toalha, com cuidado para não se queimar. Isso evita que o calor fixe as manchas nos materiais do forno e do fogão.
No quesito materiais de limpeza, ele recomenda detergentes neutros e desengordurantes próprios para limpar o fogão e o forno como a escolha mais adequada, mas também pode ser usada uma solução caseira de vinagre branco e bicarbonato de sódio. “A junção desses dois itens é bem popular e possui um efeito potente para a limpeza de diversos objetos sem causar riscos ao usuário e ao aparelho”, explica Girardi.

Passo a passo para diferentes superfícies

O segredo para limpeza correta e manutenção do fogão e forno está em seguir as técnicas adequadas. Antes de iniciar a limpeza, verifique se o seu fogão está frio – caso esteja quente aguarde até esfriar para começar. Para otimizar o tempo da tarefa, peças menores e que podem ser retiradas, como grades, bocas e prateleiras, devem ser lavadas primeiro. Caso as peças estejam muito sujas ou engorduradas, há ainda a possibilidade de deixá-las de molho em água quente com uma solução caseira e de fácil preparo que é a de bicarbonato e vinagre para remover todas as gorduras e impurezas.
Girardi explica que fogões com mesa de inox requerem alguns cuidados específicos para que a etapa de higienização não comprometa sua superfície com possíveis manchas, ferrugem ou amarelamento. A indicação da Mueller é borrifar produtos específicos para esse tipo de material por toda a superfície e esfregá-la suavemente com esponja ou pano macio. Há também a possibilidade de utilizar uma solução de detergente neutro e água. "Após a limpeza, deixe o local secar naturalmente. Também é importante utilizar panos que não soltem pelos para evitar o trabalho de retirá-los e, caso a sujeira persista, o processo deve ser repetido”.
Palhas de aço devem ser evitadas para limpar superfícies de inox, pois riscam e danificam o material. “Outras dicas valiosas são: não utilizar nenhum tipo de produto abrasivo durante a limpeza para melhor conservação do seu fogão e não cobrir o fogão de inox com papel alumínio, isso costuma manchar a superfície”, recomenda.
Já no caso dos modelos com superfície de vidro, o que normalmente incomoda os usuário são as manchas devido à concentração de gordura no local. Investir em produtos especiais para essa superfície, como os limpa-vidros utilizados para higienizar as janelas, e preferir panos que não soltem pelos são as sugestões de Girardi.

Como limpar o forno 

Quando o forno é utilizado com frequência, é comum que fique com respingos de gordura e comida. Além de ser anti-higiênico, o acúmulo de alimentos queimados pode gerar cheiro desagradável durante o uso e até fumaça. Como essa é uma área de mais difícil alcance, o ideal é apostar em produtos que sejam eficientes e práticos, como os ‘limpa fornos’ em spray, que são de fácil aplicação e compostos por ingredientes especificamente voltados à remoção de todos os tipos de gordura e sujeiras. “Opte sempre por ‘limpa fornos’ sem soda cáustica em sua composição. Altamente oxidante, o produto pode danificar as superfícies, além de prejudicar o meio ambiente”.
Girardi recomenda que fornos e fogões sejam limpos sempre após o uso ou pelo menos entre duas e três vezes na semana. Se você tem o cuidado de manter a limpeza periódica, todo esse processo vai ser muito mais fácil - além de aumentar a durabilidade do seu produto.
Parece bastante óbvio, mas como algumas áreas do fogão, especialmente o forno, ficam fora do alcance da vista, há quem esqueça. “A facilidade na remoção da sujeira quando a limpeza é realizada periodicamente, logo após a utilização, é um dos motivos que torna a limpeza periódica tão importante. Quando não realizado, se torna mais difícil a limpeza, pois temos a impregnação e, consequentemente, o dano permanente ao produto”, explica Girardi. O principal risco de não manter este hábito, segundo ele, é a deterioração dos componentes do produto com a oxidação e ferrugem, o que também traz uma redução significativa para a vida útil do produto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!