0

12 marcas de design autoral de Curitiba para você conhecer

De móveis a objetos de decoração, é possível abusar da produção local para decorar a casa

Peça assinada por Diesko. Foto: Reprodução

por Sharon Abdalla

16/03/2017

compartilhe

Quem deseja decorar a casa ao mesmo tempo em que valoriza a produção local tem em Curitiba um prato cheio para “garimpar” novidades, buscar inspirações e adquirir produtos de qualidade.

Além de contar com diversas lojas especializadas, a cidade tem um time de designers, marceneiros e ceramistas de ponta, que produzem peças autorais que vão do minimalismo ao pós-moderno.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais o trabalho desenvolvido na terra das araucárias, HAUS traz uma seleção com doze nomes do design curitibano. Confira!

Guria Marcenaria FinaGuriaMarcenaria1

Foto: Divulgação

Produzidas em uma pequena marcenaria, as peças da Guria Marcenaria Fina apresentam um traço limpo e ousado, unindo funcionalidade e uma estética contemporânea. Entre as criações, produzidas artesanalmente pela guria Juliana Bello Schlichting, destacam-se o gabinete Voilá, com desenho quase minimalista, e as luminárias Orvalho, que trazem a suavidade de uma gota aliada à iluminação indireta.

Mise

loucas-mise

Foto: Reprodução

O desejo de ajudar as pessoas a receber bem seus convidados foi o passo inicial para o desenvolvimento da Mise, marca de louças da designer e estilista Carolina Deschamps, lançada no final de 2016. Produzidas artesanalmente, as peças recebem decalques aplicados manualmente com estampas desenvolvidas pela designer com o objetivo de deixar a mesa mais alegre e delicada. O projeto de Carolina é que, com o tempo, a linha cresça e contemple outros artigos, como sousplat e talheres.

Leandro Garcia

Mesa de Centro Tocos será apresentada por Leandro Garcia durante a MADE. Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação

Radicado em Curitiba, o arquiteto e designer paulista tem seu nome entre o dos dez estúdios que melhor representam o design brasileiro na atualidade, segundo a revista eletrônica Design Milk. Seu trabalho é caracterizado pelo uso da madeira, desenho simples e design elegante, que se traduzem em uma estética atemporal e soluções funcionais de mobiliário. Além do design de mobiliário, Leandro Garcia também trabalha com projetos voltados à arquitetura e interiores.

En Torno Cerâmica

entorno-ceramica

Foto: Reprodução/Facebook

Com foco em peças cerâmica, a En Torno é um ateliê criativo voltado à criação de artefatos para o dia a dia feitos à mão. Os produtos, assinados pela designer Julie Inada, contemplam peças para comer, beber, decorar e combinados produzidos em torno de oleiro. A marca ainda produz seu próprio vidrado, produto utilizado para dar cor e fazer o acabamento das peças.

Crânios Cabeludos

Os crânios assinados pela Crânios Cabeludos: vasos e luminárias exclusivos e o lançamento de uma nova linha de crânios "tatuados"

Foto: Divulgação

A Crânios Cabeludos, marca da designer Ana Carolina Penso, produz peças artesanais em argamassa e sobras de madeira de reflorestamento para mobiliário, decoração e acessórios. Com design brutalista, a linha contempla porta-trecos, vasos, bandejas, banquetas, luminárias e colares. Os vasos em formato de crânio estão entre as peças mais conhecidas da marca.

Estúdio Boitatá

03 Capivaras Boitata

Foto: Divulgação

Criado há quatro anos pelo casal Daniélle Carazzai e Rodrigo Ramirez, o Estúdio Boitatá trabalha com peças em cerâmica de alta temperatura com design minimalista. As peças estão disponíveis em linhas escultórias (árvores, luminárias e as famosas capivaras da marca) e utilitárias, como pratos, xícaras, colheres e garrafas de leite.

Mesembria

estantefolha-mesembria

Foto: Reprodução/Facebook

Assinada pelo designer de móveis Marcell Boareto, a Mesembria desenvolve mobiliários e produtos a partir da madeira e seus derivados. O grande diferencial da marca, criada em 2014, é o foco na montagem por meio de encaixes, sem a necessidade do uso de pregos e/ou parafusos. Com linhas geométricas, as peças têm inspiração no design pós-moderno, na música e no smart design.

Camayok

brutalista-contemporâneo-decoração-acessórios

Foto: Divulgação

A Camayok também aposta no design mais contemporâneo. As peças são produzidas à mão e assinadas por Thales Jardim e Mateus Sulivan, que estão à frente da marca. Entre os produtos, destacam-se aparadores de livros, cachepôs/porta-trecos e peso de porta em concreto, almofadas e camisetas.

Diesko

banqueta-mesa-try-diesko

Foto: Reprodução/Facebook

Mobiliário, objetos de decoração e produtos de design estão no portifólio do designer Diesko Rezende da Rosa, que também desenvolve projetos para a indústria de móveis. No grafite há mais de dez anos, ele mescla em sua linguagem elementos orgânicos, processos industriais e experiências da vida urbana em trabalhos com madeira e reaproveitamento de outros materiais.

Shibori Art

almofada-shiboriart

Foto: Reprodução

Almofadas em linho e em algodão com padrões exclusivos são os destaques da marca Shibori Art. Confeccionadas por meio da técnica japonesa de tingimento manual, a partir de dobras e amarrações no tecido, as peças são assinadas pelas amigas Heloise Imaguire, Mariella Vieira Dias e Ivy Lipsky. A marca também produz cortinas, toalhas de mesa, forro para sofá e outros produtos sob encomenda.

Renata McCartney Home

marca-autoral-renata-mccartney-home

Foto: Divulgação

A marca Renata McCartney Home reúne diversos acessórios charmosos para casa assinados pela designer de interiores Renata McCartney, entre pufes, almofadas, luminárias, organizadores e cabideiros. São peças multiuso de forte caráter autoral que resgatam o cuidadoso trabalho feito à mão sem perder o tom urbano e contemporâneo. A designer valoriza produtos pensados nos mínimos detalhes e vai na contramão de qualquer produção industrial.

Wood Skull

wood-skull-curitiba-marca-autoral

Foto: Divulgação

A Wood Skull nasceu da paixão dos marceneiros Daniel Ferrarezi e Diego Sebastian pela madeira e as infinitas possibilidades do material. O resultado são peças originais e exclusivas feitas artesanalmente a partir de madeira e outros materiais de alta durabilidade, como ferro, vidro e couro.

LEIA TAMBÉM

Castelo de A Bela e a Fera existe e pode ser visitado; conheça

Saiba como ser testador de mansões de luxo pelo mundo e ganhar por isso

Aprenda a limpar vidros e espelhos sem deixar manchas

 

8 recomendações para você