Design

Design

Confira 12 destaques da Feira na Rosenbaum com o Istituto Europeo di Design

Laura Ré, especial para HAUS
23/09/2023 15:42
Thumbnail

Para esta edição da Feira na Rosenbaum foram selecionados trabalhos voltados a inovações tecnológicas que usam matérias-primas sustentáveis e também métodos artesanais tradicionais. | Laura Ré/Archa/HAUS

Até este domingo (24) a Feira na Rosenbaum, plataforma criativa que promove o design brasileiro, tem edição inédita em parceria com o renomado IED - Istituto Europeo di Design, em São Paulo. O evento, batizado de DESIGN NO COLETIVO, reúne 50 criativos de diferentes regiões do Brasil (entre os quais estudantes da própria instituição de ensino).
Para este momento foram selecionados trabalhos voltados a inovações tecnológicas que usam matérias-primas sustentáveis e também métodos artesanais tradicionais. Junto com a Archa, HAUS visitou a feira no campus do IED e destaca doze criativos para ficar de olho. Confira!

Estreantes

Natural de Ribeirão Preto (SP) e fortemente inspirado por Paulo Mendes da Rocha, o artista e estudante de arquitetura João Balardin incorpora referências da área às suas peças. Exemplo é a luminária Artéz, construída em concreto, aço e linho natural a partir da inspiração nas formas de uma coluna arquitetônica e nos traços modernistas da capital paulista.
As peças da Lama Arteria podem até surgir dos mesmos elementos, - barro e cabaças -, mas todas ganham singularidade a partir das diferentes técnicas utilizadas na sua produção. Rogério Guilherme, idealizador da marca, trouxe para o evento uma coleção que homenageia os antepassados, numa busca por um produto ancestral e simples.
Estudantes do IED, Raquel Finotti e Nathalia Nova trazem clara pegada de sustentabilidade à Feira na Rosenbaum. Raquel desenvolveu produtos com entulhos do Edifício Virgínia (que foi destaque nas duas últimas edições da DW!) e Nathalia cria peças com cacos de cristal de descarte. Estreantes na feira, ambas já expuseram seus trabalhos no Salone Satellite, em Milão.

Cerâmicas lúdicas, divertidas e funcionais 

Definida como uma cerâmica contemporânea, bem humorada e divertida, a Call Jim surgiu em 2023 (com estreia na Feira na Rosenbaum da DW!) com o objetivo de fazer alegria a partir de cores e formas. Todas as peças da marca experimentam com elementos geométricos e ângulos, numa proposta irreverente e leve.
Vindo diretamente de Recife, Guilherme Lira, o artista por trás da Ceramiquinho, cria vasos super coloridos e divertidos inspirados na fauna brasileira. Galos, capivaras, botos, tucanos, jacarés e onças surgem como ilustrações em cerâmica, tudo moldado, pintado e esmaltado à mão.
Para desenvolver as peças da Breve, Augusto Ribeiro une tecnologia e técnicas industriais ao processo manual: tudo começa com rabiscos no papel, que em seguida são transformados em moldes a partir da reprodução em um software de impressão 3D. Para esta edição da Feira na Rosenbaum, ele desenvolveu o pote de mantimentos Eclipse, com encaixes tanto na horizontal quanto na vertical, e que pode servir também como item de decoração ou mesmo como revestimento.

Cogumelo chique

Tendências presentes no ano de 2023, o weirdcore (que aposta numa estética surrealista e psicodélica) e o decorgumelos (que utiliza os fungos como elemento lúdico na decoração) foram trazidos para o design de jóias por Camila Alves. A nova coleção da sua marca, Arqvo, coloca o reino Fungi em evidência, com peças feitas à mão pela designer no processo de wax carving.
Voltada para a produção de luminárias acústicas, a Ola desenvolveu seu primeiro projeto voltado para o residencial: a luminária Hogar. Em parceria com a startup paranaense Mush, a peça é feita em micélio (a parte vegetativa dos cogumelos), material 100% biodegradável. A ideia das designers Ana Laronga e Maria Manuela foi criar uma peça que destaque a consciência ambiental além de ser retornável para a natureza.

Materialidade em evidência

Feito em bioplástico à base de milho e cana-de-açúcar (também conhecido como PLA), os vasos e as luminárias do É Pedra Design, de Vítor Curti, são peças impressas em 3D e amassadas à mão, unindo digital e manual.
Marcelo Zizu produz bancos, mesas e esculturas únicas, criados integramente com madeira de reuso. Sem parafusos ou pregos, as obras são construídas por meio do encaixe e junção das madeiras de descarte vindas do bairro do Cambuci, em São Paulo.
Anteriormente batizada de Guria Marcenaria, a marca Ettérea está em nova fase, agora com a busca por se conectar a outros tipos de materiais, para além da madeira. O cabideiro Fruto, feito em pedra natural, aparece para destacar este novo momento.
Serviço:
Feira na Rosenbaum no IED
Data: 21 e 24 de setembro
Horário: 11h às 20h
Endereço: rua Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!