Design

Aparelho permite que você ouça o som das plantas no celular

Gazeta do Povo
25/10/2019 17:00
Thumbnail

PlantWave é um projeto em financiamento coletivo e promete transformar em música as variações elétricas das plantas. Foto: Reprodução.

O contato com a natureza é capaz de relaxar e acalmar um dia agitado. É pouco provável que você discorde dessa afirmação. A partir dessa premissa, um grupo de designers e desenvolvedores resolveu criar um gadget capaz de “traduzir” o som das plantas e proporcionar a sensação de estar imerso em uma floresta. Essa “experiência” ganhou o nome de PlantWave.
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
O produto está à venda na plataforma de crowdfunding Kickstarter por US$ 220 (cerca de R$ 910). O aparelho funciona ao detectar as variações elétricas entre as plantas transformando-as em som. Para tanto, basta conectar dois sensores às folhas de uma planta e o PlantWave se conectará sem fio ao aplicativo no smartphone do usuário.
O gadget consegue traduzir em música as mudanças que acontecem na planta, as folhas que caem, os botões que desabrocham, entre outros “movimentos”.

Como foi criado o PlantWave

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
A tecnologia foi testada pela primeira vez em 2012, no Museu de Arte de Filadelfia, nos Estados Unidos. Na ocasião aconteceu uma performance na exposição Data Garden Quartet, voltada à musicalidade das plantas. Quatro vegetais receberam o aparelho e cada um deles ficou responsável por um instrumento. A partir da aceitação do público, o grupo de designers e desenvolvedores resolveu levar o projeto ao Kickstarter.
De acordo com a página no crowdfunding, mais de 1,6 mil pessoas já testaram o dispositivo e várias relatam a sensação de relaxamento e alívio do estresse.

Vídeo mostra o produto em funcionamento

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!