Arte popular

Design

Artesol e JK Iguatemi realizam leilão beneficente em prol do artesanato de tradição

Cristina Seciuk
18/11/2022 18:45
Thumbnail

A ONG Artesol se junta ao Grupo Iguatemi para a 14ª edição do seu tradicional Leilão de Arte Popular

Trinta peças da autoria de importantes artistas populares e artesãos brasileiros serão leiloadas na próxima segunda-feira (21) em evento realizado pela ONG Artesol (Artesanato Solidário) em parceria com o Grupo Iguatemi. Fundada em 1998, a Artesol atua na valorização do artesanato brasileiro de tradição, no estímulo à autonomia dos produtores e no fortalecimento desse fazer como patrimônio cultural material e imaterial do país.
O já tradicional Leilão de Arte Popular chega à sua 14ª edição de volta ao formato presencial -- após dois anos de edições virtuais, em 2020 e 2021, por causa da pandemia de Covid-19 -- como parte da Noite Cultural Artesol, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Os convites já estão à venda e custam R$ 690. A programação vai celebrar o artesanato brasileiro e levantar recursos para financiar os projetos encabeçados pela organização, idealizada pela antropóloga Ruth Cardoso (também ex-primeira dama, companheira de Fernando Henrique Cardoso, a quem deixou viúvo em 2008).
Entre os principais nomes que terão peças disponibilizadas no leilão estão os escultores mestre Petrônio e Salvinho, ambos da Ilha do Ferro (AL), que desponta no cenário nacional como um dos grandes polos criativos do país, e o ceramista José Maria Ulisses, do Vale do Jequitinhonha (MG). Serão leiloadas também obras de Jasson Gonçalves da Silva, de Belo Monte (AL), e André Menezes, de Recife (PE).
O evento terá início às 18h e inclui coquetel e jantar sob o comando da chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, e uma visita guiada à loja conceito do projeto Artiz, que reúne artesanato, arte popular e moda, com curadoria especial. O espaço será reinaugurado com num novo mix de produtos, incluindo peças de marcas de moda e design que atuam em parceria com artesãos brasileiros.
Todos os recursos provenientes da venda das peças serão destinados à manutenção dos projetos de inclusão socioprodutiva, inovação social, fomento cultural e de geração de renda que beneficiam cerca de cinco mil artesãos por todo o país. Conforme a Artesol, a atuação está focada especialmente em comunidades tradicionais, aldeias indígenas, povoados quilombolas e diferentes territórios criativos brasileiros. A organização também é idealizadora da Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro, uma tecnologia social premiada que promove a capacitação de milhares de artesãos, fomenta a economia criativa, cria oportunidades de negócios e divulga o artesanato e arte popular brasileira mundo afora.
Mais informações sobre a compra de convites e outros detalhes sobre o evento podem ser consultados na página da Artesol.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!