Cafeteria adota copo reutilizável feito com casca de café

Além de manter a bebida quente, Huskee Cup tem design ergonômico e libera o cliente da necessidade de lavá-lo após o consumo da bebida

Foto: Divulgação

por Gazeta do Povo

09/10/2019

compartilhe

Um cafezinho vai bem a qualquer hora e pode dar aquele up quando precisamos de energia para executar as tarefas do dia. Mas, além de saborosa e energética, a bebida também pode se tornar vilã quando se pensa na quantidade de copos térmicos descartados por quem bebe o café na rua, na correria dos afazeres diários.

Para contribuir com a questão e chamar atenção para o problema, a rede de cafés Think Coffee, de Nova York, passou a trabalhar com copos reutilizáveis. Mais do que isso, os recipientes têm outra característica sustentável: são fabricados a partir de uma composição de 50% de plástico reciclado e 50% de casca de café.

Foto: Divulgação

Batizado de Huskee Cup, o copo térmico tem design sofisticado e ergonômico, marcado pelas “barbatanas” de sua estrutura. Além do efeito estético, elas protegem as mãos do calor da bebida, proporcionando mais conforto ao toque. A tampa e o pires são fabricados a partir do mesmo material e com dimensões que servem aos três tamanhos de copos disponíveis: 180 ml, 240 ml e 360 ml.

Os copos também são produzidos segundo as normas de segurança para alimentos e são livres de Bisfenol A (BPA). O composto é um polímero utilizado na fabricação de mamadeiras, copos infantis, garrafões retornáveis e outras embalagens de alimentos sobre o qual há discussões referentes a sua exposição e absorção pelo organismo. Desde 2012, por exemplo, o Brasil proíbe a importação e fabricação de mamadeiras que contenham Bisfenol A, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Foto: Divulgação

Sustentabilidade aliada à praticidade

A rede de cafeterias comercializa os copos ao custo de U$ 20 (cerca de R$ 80) e possibilita aos clientes desfrutarem apenas da parte boa de tomar o cafezinho, liberando-os da tarefa de lavar o copo após o consumo. Mas calma, isso não significa reutilizar o copo sujo. Ao voltar à cafeteria, o cliente o entrega no balcão – para que a cafeteria faça a lavagem – e sai com o café quentinho servido em outro dos Huskee Cup já limpos e higienizados.

“Nossa missão é servir o melhor café possível e tornar o mundo um pouco melhor para todos”, diz Jason Scherr, fundador da Think Coffee, no site da marca.

LEIA TAMBÉM

Marca brasileira lança cadeira produzida com plástico 100% reciclado

Estudante brasileira cria absorvente sustentável e ganha “Oscar” do design mundial

Designer cria batedeira multifuncional em madeira que dispensa uso de energia elétrica

Horta hidropônica de 11 polegadas é capaz de produzir alimentos dentro de casa

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você