Design

Congresso Moveleiro Nacional começa nesta quarta na Fiep

Luan Galani
16/09/2015 01:00
Thumbnail

Projeto de um dos espaços para cadeirantes da Mostra Design para Todos, que integra o 6º Congresso Moveleiro Nacional. Fotos: Fiep/Divulgação

O 6º Congresso Moveleiro Nacional começa nesta quarta-feira (16) na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Com o tema “Quem mexeu no meu móvel?”, o evento pretende promover discussões importantes sobre os rumos do setor de móveis. O evento se estende até quinta-feira (17).
A programação completa das palestras e painéis pode ser acessada aqui. Para a programação paralela, clique neste link. Todos os eventos acontecem entre 8 e 18 horas nos dois dias do congresso. A entrada para o congresso é um livro de literatura, novo ou usado, que será doado à comunidade da Vila das Torres.
Confira algumas das principais atrações:
>>Encontro de negócios
Treze compradores internacionais e 15 nacionais confirmaram presença nos encontros de negócios. Industriais da cadeia produtiva interessados em fechar negócios e prospectar mercados inscreveram-se para os encontros, realizados pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep e pelo Sebrae/PR, com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
>>Memorial Sérgio Rodrigues
O arquiteto e designer Sérgio Rodrigues (1927-2014) será homenageado com uma exposição que vai reunir seus principais trabalhos. O auge de sua carreira foi nos anos 1950. Em 1961, sua poltrona Mole, feita de jacarandá e couro, venceu o Concurso Internacional do Móvel de Cantu, na Itália, o que deu início à fama internacional do designer e arquiteto.
O designer brasileiro Sergio Rodrigues. Foto: Reprodução
O designer brasileiro Sergio Rodrigues. Foto: Reprodução
>>Painéis, talk shows e palestras
Cenário, novas tecnologias e design acessível a todos estão entre os temas propostos. O sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), Marcelo Prado, vai apresentar uma pesquisa sobre os desafios para o crescimento do setor de móveis. Na sequência, a pesquisadora Luciana Stein vai falar sobre “Macrotendências que orientam o consumo”, tema que será desdobrado na palestra de Silvia Grilli, diretora do portal trendmovel. O gerente de design e tendências da Tok & Stok, Ademir Bueno, vai apresentar o case da empresa inaugurada no Brasil em 1978, que ficou conhecida por aliar design, do-it-yourself e pronta entrega.
>>Mostra Design para Todos
A mostra apresentará três ambientes – closet, cozinha e home office – desenvolvidos por alunos do curso técnico de Design de Móveis do Senai no Paraná. Os móveis trazem inovações que ajudam nas atividades diárias, principalmente de cadeirantes. A designer e professora Cristiana Miranda explica que a realização da mostra de móveis inclusivos pretende chamar a atenção para um nicho de mercado não explorado pelo setor moveleiro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!