Design

Designers australianos criam lixeira automatizada que pode ajudar a limpar os oceanos

Gazeta do Povo
04/01/2016 00:00
Thumbnail

Os australianos Andrew Turton e Pete Ceglinski criaram uma lixeira marinha que coleta automaticamente objetos de plástico, papel, gasolina, petróleo e detergente. Fotos: Seabin Project/Divulgação

Dois designers australianos criaram uma lixeira marítima inteligente que promete resolver, educar e prevenir a poluição nos oceanos. Seabin, como é batizada a invenção, coleta de maneira automatizada diversos poluentes que estejam próximos, como objetos de plástico, papel, gasolina, petróleo e detergente. O dispositivo não foi projetado para ficar em mar aberto, mas para ajudar a limpar áreas menores, como docas, marinas, lagos residenciais e portos.
Os responsáveis pela tecnologia são os designers Andrew Turton e Pete Ceglinski, que se debruçaram sobre a ideia para tentar nadar contra a triste realidade da poluição marítima. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), existem mais de 13 mil fragmentos de material plástico por quilômetro quadrado nos oceanos.
“Um dos objetivos é fazer outras lixeiras dos próprios plásticos capturados, como em um efeito dominó”, explicam os australianos. “Mas a meta principal ainda é criar um mundo onde não precisemos da Seabin.”
A produção da lixeira é caseira, feita no próprio QG dos designers. Uma campanha de financiamento coletivo foi lançada para sua fabricação. A meta de arrecadação é US$ de 230 mil, dos quais eles já alcançaram 90%. A produção é esperada para começar até o fim de 2016.
O funcionamento da lixeira é simples. Ela deve ficar com a boca na superfície da água, flutuando em uma área próxima da doca. Uma bomba d’água cria uma corrente para dentro do recipiente, atraindo a água, que traz consigo a poluição. A sujeira é presa por um filtro de fibra natural e a água é devolvida para o mar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!