i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sustentabilidade

Designers brasileiros lançam coleção de joias com biotecido translúcido

  • PorSharon Abdalla
  • 28/09/2020 17:53
Foto: Furf Design
Foto: Furf Design| Foto: Silvia Wagner

Quando a tecnologia e o propósito andam juntos, o resultado são peças atraentes esteticamente mas que não abrem mão da sustentabilidade e da preocupação com o futuro das questões ambientais. É o que ocorre com a Eva, nova coleção de acessórios de moda assinadas pelo escritório curitibano Furf Design para a Proposta Verde, empresa de Rio do Sul (SC) especializada no desenvolvimento e produção de produtos sustentáveis.

Siga a HAUS no Instagram!

Foto: Furf Design
Foto: Furf Design| Silvia Wagner

Produzidas manualmente, as peças são confeccionadas a partir de um inédito biotecido translúcido, desenvolvido pela fluminense Nova Kaeru a partir de folhas de orelha de elefante, planta comum à flora e aos jardins brasileiros. Esta, inclusive, não é a primeira vez em que o material, que tem sensação ao toque e resistência muito similares as do couro, aparece em uma coleção lançada pela Furf. Em maio do último ano, a beLEAF, como foi batizada sua versão em cores, revestiu os assentos da coleção Outono, composta por um banco e duas banquetas, como HAUS noticiou em primeira-mão.

Foto: Furf Design
Foto: Furf Design| Silvia Wagner

Além do biotecido, o colar, brinco, bracelete e bolsa que compõem a Eva trazem a madeira de reuso com acabamento pela milenar técnica japonesa de queima shou sugi ban como matéria-prima. Ela faz referência a um mundo cada vez (e preocupantemente) mais quente, chama a atenção para as queimadas que castigam nossas matas e para a almejada consciência em relação à sustentabilidade.

Foto: Furf Design
Foto: Furf Design| Silvia Wagner

"Tanto nós quanto a Proposta Verde não vemos a sustentabilidade como algo opcional, mas sim como o único caminho possível para se ter um futuro, de fato", afirma o designer Rodrigo Brenner, à frente da Furf juntamente com o também designer Maurício Noronha. "Assim como outras que já desenhamos, é uma coleção de joias que questiona o conceito de precioso", completa.

A coleção Eva foi desenvolvida dentro do Programa Design Export, realizado pela Apex Brasil em parceria com o Centro Brasil Design.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.