Tecnologia

Design

Estúdio de design cria memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 em realidade aumentada

HAUS
04/03/2022 12:46
Thumbnail
Conhecido por seu trabalho com design paramétrico e projetos de arquitetura inovadores, o Estúdio Guto Requena acaba de apresentar seu mais recente trabalho: um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19.
Mas se engana quem pensa que estamos falando de uma estrutura física. Tendo a tecnologia como aliada, o profissional faz uso da realidade aumentada para homenagear as vítimas do novo coronavírus, que são representadas de forma onírica como uma borboleta.
A partir de um aplicativo, cada pessoa pode criar uma borboleta e prestar sua homenagem a uma pessoa querida que faleceu em decorrência da doença. O app, então, permite que pela tela do celular as borboletas sejam visualizadas, em um espaço de imersão em realidade aumentada delimitado por dois bancos semicirculares.
"Os memoriais são, por definição, espaços que ativam a memória e que simbolizam respeitosamente um contexto atravessado pela humanidade, de forma a gerar uma reflexão social sobre o que foi a experiência coletivamente. O Memorial Covid-19 foi pensando para prestar homenagem em memória daqueles que estarão sempre presentes, belos, coloridos e tranquilos dentro de nós”, explica Guto Requena, em nota.

Núcleo Juntxs

O projeto foi elaborado dentro do Núcleo Juntxs - Laboratório para Estudos de Empatia, Design e Tecnologia, um dos quatro núcleos de projetos do escritório, que também trabalha com arquitetura, design de produto e comunicação e mídia.
Outro dos projetos desenvolvidos pelo Juntxs foram o "Heartbits", um aplicativo pensado no início da pandemia da Covid-19 que permitia às pessoas coletarem os batimentos cardíacos e enviá-los para quem quisessem. Já a instalação "Meu coração bate como o seu", na Praça da República, foi criada em homenagem ao ativismo LGBTQIA+ no Brasil.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!