Design

Exclusivo: confira primeiras imagens da exposição dos Irmãos Campana no MON

HAUS
27/04/2017 21:12
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Referência máxima do design brasileiro, os irmãos Fernando e Humberto Campana inauguram nesta quinta-feira (27) exposição inédita no Brasil no Museu Oscar Niemeyer (MON). A curadoria é de Consuelo Cornelsen e reúne 130 criações dos designers em ambientação temporária exclusiva de 1,5 mil m².
“Concebemos toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura do Niemeyer”, revela Humberto Campana. “Ele foi uma pessoa que exerceu grande influência no nosso trabalho”. Cinco obras icônicas estarão em destaque, entre elas as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
“Haverá desde obras do início da carreira, como três cadeiras da exposição ‘Desconfortáveis’, de 1989, até trabalhos mais recentes”, afirma a curadora. Haverá também uma grande variedade de peças licenciadas por empresas internacionais e nacionais, tais como A Lot of Brasil, Tok&Stock, Alessi, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Skitsch, entre outras, que exemplificam um saudável diálogo entre arte e mercado.
Cordas, couro, metais, madeira, piaçava, acrílico, papelão, vidro, fibras sintéticas e naturais são alguns dos muitos materiais utilizados nas obras presentes na mostra. A partir destes elementos foi feita a curadoria que prioriza a pesquisa dos materiais, que são dispostos de forma cronológica na mostra. “A decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho”, argumenta Consuelo.
SERVIÇO | Exposição no MON: de 27 de abril a 20 de agosto de 2017, de terça a domingo, das 10h às 18h, com ingressos a R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada).

Veja as primeiras imagens da exposição dos Irmãos Campana no MON

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!