Inovação

Design

Marca de MDF lança padrões disruptivos a partir de fotos artísticas

Luan Galani
16/02/2022 22:01
Thumbnail

MDF Floresta, da Guararapes, leva para a casa das pessoas uma fotografia aérea da Amazônia, com textura em alto relevo | Divulgação

A Guararapes, marca da América Latina que fabrica painéis em MDF e compensados, lançou na noite desta quarta-feira (16) dois novos padrões que não encontram paralelo no mercado internacional. São duas fotos aéreas registradas por satélite pelo prestigiado fotógrafo norte-americano Benjamin Grant transformadas em padrões decorativos: das copas das árvores da Amazônia brasileira e da selva urbana de São Paulo, ambas vistas de cima. O resultado são dois padrões disruptivos, versáteis e artísticos que proporcionam novas opções decorativas para arquitetos, designers e decoradores em projetos com personalidade.
Os dois lançamentos – MDF Floresta e MDF São Paulo – são tão inovadores que a Guararapes já foi avisada que os produtos chegaram à final do “Oscar do design”, o prêmio alemão iF Design Award 2022. O resultado da premiação sai dia 11 de abril e a informação sobre os lançamentos foi obtida com exclusividade por HAUS.
MDF São Paulo, da Guararapes, transforma fotografia artística registrada por satélite de paisagem brasileira em padrão decorativo.
MDF São Paulo, da Guararapes, transforma fotografia artística registrada por satélite de paisagem brasileira em padrão decorativo.
“A gente sempre quer trazer o olhar inovador para o mercado e a superfície de MDF”, explica a arquiteta Jessica Hori, coordenadora de produto e especificação da Guararapes. “Depois do trabalho extenso para reproduzir a naturalidade das coisas, das madeiras brasileiras e das pedras, por exemplo, queremos elevar para outro patamar”, defende Jessica, que faz parte da equipe que propôs essa pegada mais provocadora, não pensando em volume de venda, mas no ato de instigar ainda mais consumidores e especificadores.
O fotógrafo autor das imagens que formam o DNA dos dois novos produtos é reconhecido internacionalmente desde 2013 por sua série de livros "Overview", que é aclamada pela crítica, e por suas postagens na conta "Daily Overview" no Instagram, que agrega mais de um milhão de seguidores.
Benjamin Grant é um prestigiado fotógrafo norte-americano, famoso por sua série Overview.
Benjamin Grant é um prestigiado fotógrafo norte-americano, famoso por sua série Overview.
“Foi uma honra ser chamado pela Guararapes para levar minhas fotografias até as casas das pessoas. É uma aplicação completamente nova do meu trabalho e traz a imagem à vida de uma maneira grandiosa [os painéis completos têm 1,85 m de comprimento por 2,75 m de altura, sem repetição]. Quando ela é produzida neste tamanho, a perspectiva inspiradora realmente acontece e os detalhes podem ser todos percebidos”, celebra Grant em entrevista exclusiva para HAUS direto de São Francisco, onde mora atualmente.
“Depois que aprendi sobre a ideia de Overview Effect [termo utilizado por astronautas para descrever a sensação de ver o planeta do espaço], fiquei inspirado em oferecer uma nova perspectiva sobre o planeta em que vivemos e sobre o mundo que estamos criando. Acredito que as imagens aéreas nos oferecem uma nova maneira de entender a mudança massiva pela qual o planeta está passando. Criando essas composições de uma forma bela e hipnotizadora eu quero fazer com que as pessoas reflitam um pouco mais sobre o que está acontecendo e o que isso significa para todos nós”, reflete o fotógrafo norte-americano.
MDF Floresta, da Guararapes, leva para a casa das pessoas uma fotografia aérea da Amazônia, com textura em alto relevo.
MDF Floresta, da Guararapes, leva para a casa das pessoas uma fotografia aérea da Amazônia, com textura em alto relevo.
O convite, então, é esse: por que limitar o olhar ao plano horizontal? “Os arquitetos estão acostumados com esse olhar na planta baixa na dimensão de uma casa ou no urbanismo de uma cidade. Mas por que não expandir essa visão para a imensidão do universo?”, provoca Jessica. “Nosso intuito foi trazer um padrão altamente conectado com valores importantes para a geração Y [pessoas que nasceram entre 1980 e início dos anos de 1990], como conexão, criatividade, inovação e bem-estar.”
Chapa inteira do padrão São Paulo, da Guararapes, com fotografia de Benjamin Grant.
Chapa inteira do padrão São Paulo, da Guararapes, com fotografia de Benjamin Grant.
E os padrões vêm acompanhados da tecnologia NanoxClean, uma solução brasileira com ação antiviral, antifúngica e antibacteriana, inclusive eliminando 99,9% do vírus da Covid-19 em até 30 minutos.
Chapa inteira do padrão Floresta, da Guararapes.
Chapa inteira do padrão Floresta, da Guararapes.
A Guararapes estará presente na edição 2022 da Expo Revestir, que acontece em São Paulo de 8 a 11 de março, para as pessoas conhecerem pessoalmente os lançamentos. Os padrões também poderão ser conferidos na Casa Guararapes São Paulo, que será inaugurada em março. Como de costume, HAUS fará cobertura exclusiva da feira, este ano em conjunto com a Impermix e a Vesta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!