Design

Design

Herman Miller celebra centenário com lançamentos em mobiliário e artes gráficas

HAUS
22/06/2023 17:53
Thumbnail

Designs clássicos marcam os cem anos da Herman Miller | Divulgação

Poltrona Eames, banco Plataforma Nelson, cadeira Aeron. Mais do que serem ícones do design, esses itens têm em comum o fato de terem sido lançados – e serem até hoje comercializados – pela Herman Miller, que completa 100 anos em 2023.
Foram móveis como esses, produzidos em parceria com renomados designers, que transformaram uma pequena fabricante originária de Michigan, nos Estados Unidos, em uma das principais marcas de design do mundo. E é com parcerias com proeminentes designers da atualidade que a empresa celebra o centenário da marca.
Os designers industriais Naoto Fukasawa, do Japão, e Stefan Diez, da Alemanha, assinam novidades em móveis corporativos, recentemente apresentadas na flagship da marca em Chicago. O primeiro é o responsável pela cadeira Asari – “molusco”, em japonês –, que combina ergonomia, estética refinada e conforto. Inspirada em formas orgânicas, a peça está disponível em duas alturas e oito opções de cores.
Cadeiras Asari, assinada pelo designer japonês Naoto Fukasawa
Cadeiras Asari, assinada pelo designer japonês Naoto Fukasawa
Diez, por sua vez, assina a Fuld Nesting Chair, primeira da empresa do tipo “nesting”, que permite o encaixe entre itens semelhantes quando não estão em uso. Para isso, aposta em um formato de Y invertido com braços tubulares e encosto flexível, para otimizar o conforto à medida que o usuário se move. O produto ainda não está disponível para compra.
Outras novidades em mobiliário incluem a cadeira Sayl feita com plástico ocean-bound, as estações de trabalho Ambit Workspace Solutions, a mesa de trabalho Passport, a cadeira Zeph e os produtos da OE1 Workspace Collection.

Pôsteres de Alexander Girard

Além das novidades, uma homenagem ao passado também marca as comemorações: o lançamento de uma coleção de pôsteres que recriam os painéis têxteis da linha Environmental Enrichment, assinada pelo antigo diretor de design da divisão têxtil da Herman Miller, Alexander Girard.
Pôsteres recriam os painéis têxteis de Alexander Girard.
Pôsteres recriam os painéis têxteis de Alexander Girard.
Produzidos em 1972, um ano antes de Girard deixar a diretoria da área na empresa, os painéis têxteis propuseram levar para dentro dos escritórios uma decoração viva e ousada, com cores primárias, padrões geométricos e toques de humor. A coleção abrange algumas das mais de 300 peças têxteis criadas por Girard ao longo do período como responsável pela área – e uma parte ainda menor de toda a obra do arquiteto e designer na empresa, que incluiu de serigrafias e papéis de parede a móveis.

Ícones

A Herman Miller é sinônimo de peças memoráveis; confira alguns ícones do design que fazem parte dessa história centenária:
  • Eames Lounge Chair: lançada em 1956, a Lounge Chair e Otomana Eames têm suas origens nas pesquisas de Charles e Ray com a moldagem de madeira compensada e o desejo de melhorar a poltrona. Usando a cadeira club inglesa como inspiração, Charles disse que buscou projetar uma versão moderna da cadeira, que tivesse "a aparência calorosa e receptiva como a de uma luva de beisebol bem usada".Até hoje essa peça continua a oferecer conforto e estilo para interiores em todos os lugares. 
Poltrona e Otomana Eames
Poltrona e Otomana Eames
  • Hang-it-all: ainda notável pela sua excentricidade, o Hang-It-All também é apreciado por ser uma obra de arte útil. Charles e Ray Eames elevaram o cabideiro de cada dia a algo criativo e divertido.
Cabide Hang-it-all
Cabide Hang-it-all
  • Cadeira Aeron: ergonômica em sua essência, a Aeron foi projetada para aceitar vários biotipos graças à vasta pesquisa feita pelos designers Bill Stumpf e Don Chadwick, há quase 30 anos. Seu lançamento foi pioneiro no mercado de móveis de escritório, e antes de ter sido lançada já estava na coleção permanete do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York. É até hoje a cadeira mais vendida do mundo.
Cadeira Aeron
Cadeira Aeron
  • Cadeira Eames Molded Plywood: sua moldagem de placas finas de madeira em formas levemente curvas confere à cadeira uma aparência leve e convidativa - e o reconhecimento da revista Time como Melhor Design do Século XX.
Cadeira Molded Plywood
Cadeira Molded Plywood
  • Mesa Noguchi Rudder: superfície e escultura; sua composição assimétrica, mas equilibrada, une a natureza com a indústria e a beleza com a funcionalidade. A forma do seu tampo de madeira e a combinação dos pés de metal e madeira são fiéis ao projeto original de Noguchi.
Mesa Rudder
Mesa Rudder
  • Sofá Nelson Marshmallow: George Nelson e Irving Harper, um jovem designer que trabalhava na empresa de design de Nelson, foram abordados por um inventor que havia criado um disco de plástico injetável, sobre o qual insistia que poderia ser produzido de forma barata e que seria durável. Os designers deram uma olhada e dispuseram 18 deles em uma estrutura de aço. Essa é a origem do icônico sofá Marshmallow.
Marshmallow
Marshmallow
  • Banqueta Capelli: apesar de a palavra significar “cabelo” em italiano, as mãos cruzadas da designer Carol Catalano foram a inspiração para a engenhosa construção da banqueta Capelli. De forma muito parecida com o modo como os dedos se entrelaçam, dois componentes idênticos de madeira compensada travam no lugar, sem o uso de ferramentas ou elementos de fixação.
Banqueta Capelli
Banqueta Capelli
  • Banco Nelson Platform: lançado originalmente em 1947, apresenta estética agradável e funcionalidade óbvia. George Nelson já era arquiteto antes de se tornar um designer, por isso as linhas retilíneas do banco refletem sua sensibilidade arquitetônica, além da sua insistência em imprimir no design uma característica visual clara sobre a finalidade da peça. 
Banco Plataforma Nelson
Banco Plataforma Nelson
  • Cadeiras Eames: com as cadeiras de plástico moldado o casal Eames criou em 1948 uma resposta universal para o que todos desejam em uma cadeira: forma simples e graciosa que se adapta a qualquer corpo, em todos os lugares.
Cadeiras Eames
Cadeiras Eames
  • Luminárias Nelson Bubble: com design de 1952, estas luminárias são formadas a partir de uma armação de aço resistente e leve,, com qualidade delicada e flutuante.
Luminárias Bubble
Luminárias Bubble

100 anos de marca, 118 de experiência

Criada em 1923 por D.J DePree, a marca Herman Miller é herdeira da Star Furniture Company, aberta em 1905 e renomeada Michigan Star Furniture Company em 1909, ano em que DePree foi contratado como vendedor.
Em 1919, o funcionário havia se tornado presidente da empresa e, quatro anos mais tarde, convenceu seu sogro a comprar a maior parte das ações da Michigan Star Furniture. Foi assim que surgiu a marca Herman Miller, uma homenagem ao acionista majoritário, que manteve DePree da presidência.
Em seus primeiros anos, a empresa trabalhava com a reprodução de mobiliário tradicional. Foi só a partir dos anos 1930, com a parceria com o designer Gilbert Rohde, que o foco muda para a fabricação de produtos únicos, voltados a atender às novas demandas dos americanos – e só a partir dos anos 1940 que a empresa entra no ramo do mobiliário corporativo, seu carro-chefe, e começa as parcerias com designer como Charles e Ray Eames e George Nelson, que rendem frutos até hoje.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!