Mercado, arte e design

Design

MADE 2023: confira 12 destaques feira de design autoral e colecionável

Julyana Oliveira, especial para HAUS
01/06/2023 19:03
Thumbnail

Em sua 11ª edição, o evento recebe pela primeira vez a participação do Estudio Campana. | Divulgação

A MADE – Mercado Arte Design abriu as portas da sua 11ª edição nesta quinta (1). A feira ocupa o complexo Pacaembu, em São Paulo, pelo segundo ano consecutivo e segue até o domingo (4). Em 2023, a MADE é regida pelo tema Terra. O elemento natural pautou a cenografia dos estandes, assinada pelo designer Bruno Simões, e também as criações apresentadas pelos mais de 50 criativos que marcam presença no evento.
Dentre as novidades apresentadas, a materialidade diversa chama atenção. Para além da madeira, o concreto, o mármore e o vidro se fazem presentes nos móveis e objetos expostos. Já em relação às cores, destaque para a paleta quente e marcante, que passeia entre tons de laranja, amarelos e vermelhos.
Confira esses e outros destaques da MADE 2023:
O Estúdio Prosa, formado pelos criativos Júlia Rovigo e Gabriel Pesca, lança a coleção Serena. Composta por uma poltrona e uma mesa de centro, as peças combinam madeira e vidro. O mobiliário foi inteiramente executado a mão, construído através de encaixes desenhados artesanalmente, sem o uso de qualquer ferragem, adicionando uma dimensão artística à estética e à funcionalidade.
Os designers Juliana Bertolucci e Clément Gérard, do Atelier BAM Design, apresentam a coleção Terrasse, inspirada na exuberância da flora brasileira, com peças especialmente projetadas para uso externo. A dupla incorporou elementos da botânica em cada uma das peças. A mesa Origine, por exemplo, é uma homenagem à majestosa vitória-régia do rio Amazonas, com seu tampo em mármore verde.
Entre os estreantes da MADE 2023, está o Assimply: estúdio de design experimental criado pelo casal Victor, brasileiro, e Soeren, dinamarquês. Eles apostam na materialidade dos objetos e apresentaram peças produzidas a partir de técnicas tradicionais do Terrazzo combinadas a elementos não-tradicionais em sua composição, tais quais RCD (resíduos da construção e demolição), vidros, plásticos, peças cerâmicas, cristais, pedras recuperadas, acrílicos e ostras.
Bruno Simões, além de assinar a cenografia do evento, também apresenta uma nova peça na feira: a mesa Base. O móvel surgiu de um antigo desejo do designer, de criar uma peça flat pack - um produto de dimensões e peso reduzido que pode facilmente ser transportado e montado pelo próprio usuário. Toda em alumínio (matéria-prima que pode ser 100% reciclada), a peça revela que design autoral também é acessível e que o envolvimento do cliente é fundamental.
O Estudio Ambrosio chegou à MADE com uma paleta de cores superquente. A coleção Idem, composta por duas poltronas com estrutura de aço inox e madeira, é apresentada em tons de laranja e vermelho. Com dimensões diferentes, elas podem ser revestidas de linho ou algodão.
Inspirada nos infográficos que fizeram e fazem parte de sua vida estudantil, a designer Bia Rezende trouxe a cadeira Gráfico para a MADE 2023. O móvel combina formas geométricas simples, como o círculo, “que nasce de um ponto; e um ponto é uma linha em movimento”, conforme observa a artista. “Do ponto à linha, da linha à forma, da forma à função”, completa, ao explicar sobre o processo criativo da peça.
Em sua estreia na MADE, o veteraníssimo Estúdio Campana trouxe a coleção Polifonia Campana, em parceria com a Luciana Brito Galeria. As peças produzidas em barro e expostas na cor terracota do material, exibem tipologias que evocam tanto o DNA da dupla quanto o regional brasileiro.
O Estúdio Niz apresenta sua primeira coleção, a linha Gaspar, formada por cadeira, poltrona e banqueta. Produzidas em madeira maciça, as peças possibilitam diversos acabamentos tanto na coloração da estrutura quanto em assento e encosto. Destaque para a versão com palhinha, que adiciona memória afetiva ao design, enquanto mantém uma estética contemporânea.
Fabiana Queiroga buscou na beleza estrutural a inspiração para a linha Veios. A série é composta por oito peças, entre esculturas e bancos, produzidas a partir de latão, verniz e concreto. “As obras para sentar e expor revelam a beleza nas pequenas coisas ordinárias do cotidiano de uma grande metrópole”, explica a autora.
A observação do astro maior do sistema solar, sua energia e influência sobre os seres vivos foram o ponto de partida para a criação da nova coleção de Giácomo Tomazzi Studio em colaboração com a marca Azzurra. A combinação de elementos contrastantes como madeira maciça, fibra natural e aço inox compõem a poltrona Sol e a mesa Alvorada.
A mineira Suka Braga trouxe para a mostra a mesa Canastra que, como o próprio nome aponta, carrega dentro de si a trajetória de mais de 20 anos da artista. A mesa-baú combina madeira e resíduos de mármore reaproveitados (marca registrada da designer) e se apresenta como um móvel multifuncional e prático.
A designer Naná Mendes da Rocha, filha do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, também marca presença na MADE. Em uma releitura da poltrona Paulistano, clássico assinado por seu pai, Naná traz o assento produzido com tecido de fibra natural. A confecção foi realizada em parceria com a aldeia Kamayurá, realizando a visão original do designer. A nova versão ganhou o nome de Paulistano Xingu.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!