Design

Design

Maison & Objet 2023: lançamentos e designs apresentados na 1ª edição

HAUS
20/01/2023 13:53
Thumbnail

Uma das maiores feiras de design da Europa, a Maison & Objet segue até o próximo dia 23 sob o tema “Take care” | Divulgação

Uma das principais feiras de design e decoração da Europa, a Maison&Objet inaugurou sua primeira edição de 2023 nesta quinta-feira (19) na cidade luz, Paris (FR). Sob o tema "Take care" ("Cuide", em tradução livre), a mostra foca num "futuro altamente significativo", convidando expositores e visitantes a cuidarem uns dos outros e do planeta.
Mais do que isso, incentiva as marcas a serem mais transparentes, inclusivas e responsáveis na abordagem com seus consumidores, a partir de produtos que vão além do belo e fornecem o que é bom (não apenas em qualidade).
"Hoje, no segundo em que saímos, somos atingidos pela cultura, questões ambientais e de identidade. A sociedade anseia por novos modelos, e isso é algo que as marcas podem oferecer, fornecendo soluções que visam o meio ambiente, salvaguardar experiência ou encorajar todos nós a cuidar dos outros ou focar em
nosso próprio bem-estar. [...] Hoje, um novo conjunto de ética está ditando o tipo de atividade de consumo que estamos vendo”, comenta Vincent Grégoire, diretor criativo da NellyRodi, consultoria de design, em comunicado oficial da feira.
Confira cinco peças que despontam entre as apresentadas pelas marcas que participam da Maison & Objet na edição de janeiro!

Selleti

A marca italiana de design figurativo, reconhecida pela ousadia e originalidade de suas criações, tem nas peças assinadas pelo designer Marcantonio um de seus destaques. Entre elas está o faqueiro Kinstugi, que se inspira na técnica japonesa de reparo com pó de ouro e a insere nos metais. Os talheres em aço completam a família formada por pratos, tigelas, xícaras, copos e o icônico Love in Bloom (vaso em formato de coração), todos com juntas realçadas pelo ouro, como se celebrasse o renascimento das peças após o trauma.

Potocco

Mesa para área externa Sophie, por Chiara Andreatti
Mesa para área externa Sophie, por Chiara Andreatti
Para sua estreia na Maison & Objet, a italiana Potocco apresenta uma coleção inspirada nos cenários mediterrâneos e que representa uma nova visão do viver contemporâneo: aproveitar os espaços domésticos para redescobrir a intimidade e a desaceleração.

Maison Matisse

Respondendo ao apelo sustentável desta edição da Maison & Objet, a Maison Matisse apresenta uma coleção de mobiliário para escritório executada em cortiça. Batizada Les Mille et Une Nuits (As Mil e uma Noites, em tradução livre) e assinada pelo designer francês Guillaume Delvigne, ela reinterpreta a pintura homônima de Henri Matisse (1950) em uma série de designs arrojados e com cores em bancos, bandejas, estantes e outros mobiliários.

Werner Voss

Há quase 40 anos a alemã Werner Voss é reconhecida por apresentar peças de decoração únicas e extraordinárias, muitas delas com referências à fauna. É o caso das luminárias de mesa Hiding Bunny. Lúdicas, as peças trazem figuras de coelhos em pé em tom dourado 'escondidas' pelas cúpulas coloridas em tons de azul, pink, preto e laranja.

Lucy Kurrein

O banco Falabella é um dos destaques da britânica Lucy Kurrein. Elegante, leve e componível, o móvel empresta seu nome do menor cavalo do mundo é produzido em madeira compensada e escultural. A peça também está disponível com assento estofado e em cores como branco pigmentado e preto manchado.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!