Criador das luminárias mais desejadas do mundo é eleito designer do ano de 2020

13 anos após sua primeira exposição na feira francesa, uma das mais importantes do setor, Anastassiades volta como homenageado do evento

Foto: Reprodução/Maison & Objet

por HAUS*

12/12/2019

compartilhe

O ano ainda nem terminou mas os olhos do mundo do design já estão em 2020, mais precisamente no dia 17 de janeiro, data de abertura da Maison & Objet. A feira, que é uma das mais importantes do setor e responsável por abrir o calendário anual do design, traz o designer Michael Anastassiades como homenageado.

Natural da Ilha de Chipre, Anastassiades é conhecido por seus trabalhos com luminárias, seja para a marca homônima ou em parcerias com gigantes do setor — difícil encontrar quem visitou o Salão do Móvel de Milão de 2019, por exemplo, e conseguiu sair da Rho Fiera sem cruzar com os trabalhos de traços finos, elegantes e assimétricos, mas ao mesmo tempo impactantes, assinados por Anastassiades. “Luzes são uma fonte de calor, e o brilho é o que mais me fascina“, diz o designer.

Foto: Reprodução/Maison & Objet

As luminárias, inclusive, serão o foco da participação dele na Maison & Objet a partir da reunião das 16 versões da Mobile Chandeliers, uma de suas peças-ícone, em uma instalação que fará referência aos planetas.

Foto: Reprodução/ Maison & Objet

Mas nem só de luz vive a produção do designer. Anastassiades também assina móveis para marcas estelares, como B&B Itália, Herman Miller e Cassina; copos para a Lobmeyr e um bebedouro para o londrino Victoria and Albert Museum. Em comum, todos trazem a simplicidade de formas e volumes (como esferas, linhas e círculos), a partir de uma linguagem que une incerteza e desequilíbrio.

Confira algumas de suas últimas criações!

Os icônicos Mobile Chandeliers do designer. Foto: Reprodução/Maison & Objet

Bebedouro assinado por Anastassiades. Foto: Reprodução/Maison & Objet

Detalhe do bebedouro assinado por Anastassiades. Foto: Reprodução/Maison & Objet

Maison & Objet

No ano em que celebra seus 25 anos, a Maison e Objet firma seu olhar no futuro e explora as novas tendências em comportamento de consumo baseadas nas gerações Y e Z. Este pensamento guia o tema da mostra de 2020, batizado “(Re) Generation”.

Segundo nota divulgada pela organização da mostra, a edição de janeiro da feira irá decifrar os desejos e expectativas de uma “geração engajada”. Em setembro, por sua vez, o foco estará voltado à geração que cresceu em “uma dieta de redes sociais e internet”.

“É uma geração profundamente preocupada em fazer uma diferença significativa, que por si só está injetando novos valores no modo de vida de todos“, diz Vincent Grégoire, especialista em tendências da NellyRodi, que presta consultoria para o evento.

LEIA TAMBÉM

“Quanto mais cor, mais amor”, lema guia o catálogo de tendências Ikea 2020

Pantone 2020: calma e confiança descrevem a cor tendência para o próximo ano

Casa Cor Miami 2019 apresenta explosão de cores em 18 ambientes; conheça

Como usar tapetes do jeito certo em diferentes cômodos

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você