Reconhecimento

Design

Paraná é destaque entre projetos de design premiados pelo Museu da Casa Brasileira

HAUS
23/12/2022 18:47
Thumbnail

Todos os 46 produtos e 28 trabalhos escritos reconhecidos nesta edição integram a exposição do 35º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. A mostra permanece aberta até 26 de fevereiro na sede da instituição, em São Paulo. | Divulgação

Museu da Casa Brasileira divulgou o resultado do seu 35º Prêmio Design, no qual o Paraná teve uma de suas participações mais expressivas da história da premiação, realizada desde 1986. No total, foram dois premiados e mais duas menções honrosas para projetos de design de produto assinados por profissionais e estúdios de Curitiba e também do interior do estado. Outros cinco trabalhos aparecem entre os selecionados pelo júri.
Hidreo conquistou 2º lugar na categoria Eletroeletrônicos.
Hidreo conquistou 2º lugar na categoria Eletroeletrônicos.
As melhores colocações foram conquistadas pelo escritório curitibano Produteca, que garantiu dois 2º lugares. O primeiro deles com a microusina hidrelétrica Hidreo, assinado por Davi Pereira Serafini, Felipe Degasperi Aranega e Giulia Motti Correia, na categoria Eletroeletrônicos. O equipamento permite aos proprietários de terrenos com passagem de água gerarem sua própria energia, sendo uma alternativa para regiões sem acesso à rede de eletricidade ou para a redução em gastos com energia elétrica.
Kit Broto Fácil, por Produteca, é segundo colocado na categoria Utensílios.
Kit Broto Fácil, por Produteca, é segundo colocado na categoria Utensílios.
O segundo trabalho, também inscrito pelo estúdio, alcançou a segunda colocação na categoria Utensílios com o kit Broto Fácil, composto por recipientes empilháveis que proporcionam as condições necessárias ao cultivo de brotos comestíveis em casa. A assinatura é de Felipe Degasperi Aranega, Giulia Motti Correia, Nilson Ramos de Mello Filho e Suzana Valaski.
Infusor de chá OCO, por Carl Kawasaki.
Infusor de chá OCO, por Carl Kawasaki.
Ainda nesta última categoria, o infusor de chá OCO, por Carl Kawasaki com produção de Onna (Maringá), recebeu menção honrosa. Mesma honraria conquistou o projeto All Ride, por Gustavo Andretta Yoshida com produção de Alvoteq (Arapongas), pela categoria Transporte.

Exibição

 Luminária de Piso Balance, por Bruno Diego Felippe, do Studio Accord para Accord Iluminação.
Luminária de Piso Balance, por Bruno Diego Felippe, do Studio Accord para Accord Iluminação.
Além dos premiados, o Museu da Casa Brasileira selecionou trabalhos que compõem a exposição da 35ª edição do prêmio, aberta no último dia 16 de dezembro. Entre eles estão a Luminária de Piso Balance, por Bruno Diego Felippe, do Studio Accord para Accord Iluminação (de Dois Vizinhos), e a Luminária Solide, de Jorge Elmor, do Estúdio Elmor para Klaxon (de Curitiba).
Mesa de Jantar Acco, por Alexandre Kasper para CGS Móveis.
Mesa de Jantar Acco, por Alexandre Kasper para CGS Móveis.
Na linha de mobiliário, a Mesa de Jantar Acco, de Alexandre Kasper (Medianeira) para a CGS Móveis (Medianeira) está entre as peças selecionadas para a mostra. Destaque, também, para a Linha Uapé, por Franco Faust, Gabriel Schneider, Lucas Shinyashiki, Max Kampa e Thiago Augustus, do Kampa Studio e Solo Arquitetos com produção pelo Estúdio Latino (Araucária).
Cadeira Uapé, por Kampa Studio e Solo Arquitetos para Estúdio Latino.
Cadeira Uapé, por Kampa Studio e Solo Arquitetos para Estúdio Latino.
O prêmio selecionou, ainda, trabalhos escritos não publicados, entre os quais estão "Gestão de design: diretrizes para o branding de cidades associadas ao planejamento estratégico urbano", de autoria de Nádia Perine Catarino Chisté, com orientação de Virgínia Borges Kistmann para a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Reconhecimento

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira é um dos mais tradicionais e reconhecidos do país. Nesta edição, foram 616 projetos inscritos. Dentre eles, 74 Produtos e Trabalhos Escritos foram reconhecidos com 1º, 2º e 3º lugares, menções honrosas, selecionados e destaques do júri.
A comissão julgadora da área de Produtos foi coordenada por Giorgio Giorgi Júnior, professor da FAUUSP graduado em Desenho Industrial pelo Mackenzie, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutorado pela FAUUSP. A coordenação da categoria Trabalhos Escritos, por sua vez, ficou a cargo da professora da FAUUSP Myrna de Arruda Nascimento, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.
Todos os trabalhos reconhecidos nesta edição do prêmio -- 46 peças entre os Produtos, divididos em sete categorias (Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transporte e Utensílios) e 28 Trabalhos Escritos, integram a exposição do 35º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. A mostra permanece aberta até 26 de fevereiro na sede da instituição (Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP). A visitação ocorre de terça a domingo das 10h às 18h, sendo que às sextas-feiras o horário é estendido até 22h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada), exceto às sexta-feira, quando a entrada é gratuita.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!