Salone del Mobile

Design

Presidente do Salão do Móvel de Milão deixa o cargo em meio a incertezas sobre o evento de 2021

HAUS
22/04/2021 19:36
Thumbnail

Claudio Luti também está à frente da Kartell. | Divulgação

Claudio Luti não é mais o presidente do Salão Internacional do Móvel de Milão. O empresário, proprietário da marca Kartell, deixou o cargo em meio às incertezas impostas pela pandemia à realização do evento, considerado o maior e mais importante do setor do design a nível mundial.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (22), tendo como remetente a secretaria da presidência da Kartell, Luti diz que “sair da presidência do Salone em um momento tão delicado e complexo
é uma escolha dolorosa e sofrida"
, mas necessária visto que as condições de sua "visão de compactação do setor para o bem comum" não existem mais.
No apontamento, o ex-presidente faz referência ao seu trabalho no sentido de encontrar meios para construir condições adequadas, compatíveis ao cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, para a realização do evento presencial em setembro de 2021 -- cinco meses após o calendário original da feira, que tradicionalmente ocorre em abril --, o que, na opinião dele, traria "os primeiros sinais de um verdadeiro renascimento do país".
Área de entrada dos pavilhões da Rho Fiera, onde acontece o evento.
Área de entrada dos pavilhões da Rho Fiera, onde acontece o evento.
Isso, no entanto, não encontrou ressonância em algumas das empresas expositoras, que já teriam manifestado o desejo de não participar desta edição da feira, que irá marcar o aniversário de 60 anos do Salone del Mobile.
"Respeito as decisões de todos, mas não compartilho o desejo de não me unir em um momento tão delicado e pelo menos tentar definir um caminho concreto para fazer o que poderia ser o símbolo da recuperação do país. Reconheço certamente as dificuldades e também as incógnitas que nos impedem agora de esclarecer todas as incertezas que o cenário pandêmico ainda [nos coloca]. Mas o que conta para mim é a vontade comum de propósito, que falhou", complementa.
"Permanece o meu respeito e carinho indiscutíveis pelo Salone del Mobile, que continuarei a apoiar e espero que o trabalho de todos continue com o objetivo de preservar as emoções, as sugestões e a força que o [iSalone] sempre trouxe a Milão", finaliza.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!