Rinascente

Design

Prestes a completar 25 anos, Salone Satellite leva jovens designers para mostra no centro de Milão

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
16/10/2023 14:38
Thumbnail

Banco Junki, por Joaquim Ivan Sansone | Courtesy Salone del Mobile.Milano

O sotaque é inconfundível. A simpatia, única. O olhar clínico para detectar um jovem talento insuperável. Marva Griffin, venezuelana, radicada em Milão há mais de 40 anos, é conhecida como "Lady Satélite", a mente por trás do Salone Satellite (Salão Satélite), evento paralelo ao Salone del Mobile.Milano (Salão do Móvel de Milão), que apresenta trabalhos de jovens designers que participaram da mostra em 2023 no tradicional espaço da Rinascente, no coração de Milão.
"Este é o nono ano que trazemos peças que participam do Satellite para o Design Supermarket da loja de departamentos Rinascente, no centro de Milão. Uma iniciativa que promove as obras dos jovens designers e dá a possibilidade ao público e às empresas de conhecerem mais de perto essas criações", explica a diretora do Salone Satellite, que irá celebrar seus 25 anos durante a Semana de Design de Milão de 2024. "Será uma grande festa com um evento inédito", adianta Marva, com exclusividade para HAUS.

Vitrine satelital 

No market do design, na Rinascente, dez profissionais selecionados entre os que participaram da edição 2023 do Salone Satellite apresentam 14 peças que tem na inovação, no artesanato, na sustentabilidade e na criatividade seus principais atributos. Linhas suaves, design harmonioso e tecnologia se misturam em produtos exclusivos e até futuristas, que incluem de luminárias em fibra de vidro e móveis impressos em 3D a banquetas de fibras e redes em tecido sustentável.
Banco Junki, por Joaquim Ivan Sansone
Banco Junki, por Joaquim Ivan Sansone
O argentino Joaquin Ivan Sansone, que vive na Espanha, exibe o banco Junki, feito em junco. Resistente, leve e ecológico, o trabalho foi condecorado com uma menção honrosa no Salone Satellite deste ano. "O mais engraçado, durante o processo de realização do banco, foi a falta da matéria-prima na Europa", conta o designer sul-americano que teve de pedir aos pais para levarem dentro de uma caixa o junco desde a Argentina até a Espanha.
 Infinighty, por Andreína Raventós
Infinighty, por Andreína Raventós
A América Latina também revela outro talento que se destacou durante a última edição da mostra: a venezuelana Andreína Raventós, que há anos vive em Madrid, apresenta a coleção Infinighty, uma série de luminárias feitas à mão com materiais naturais. "Queria ressaltar a imperfeição humana, quase uma escultura com formas retorcidas que possibilitam que a peça se adapte a qualquer posição", diz a sul-americana que recebeu elogios do renomado arquiteto italiano Gaetano Pesce, convidado de honra do Salão Satélite.
Ku do azò, por Ahokpe + Chatalin
Ku do azò, por Ahokpe + Chatalin
Outros designers premiados, a dupla belga Ahokpe + Chatalin apresenta a confortável rede suspensa Ku do azò, confeccionada com fios de suéteres de algodão descartados.
Poltrona Snap, por Taiana Charalampous
Poltrona Snap, por Taiana Charalampous
A partir da valorização do artesanato e do uso de tecidos de lã de alta qualidade da grife Loro Piana, a designer Taiana Charalampous, da ilha de Chipre, desenhou a poltrona Snap, com estrutura em aço e revestimento em tecido costurado à mão.
COMA + HIELO, por Zara Adler
COMA + HIELO, por Zara Adler
Já a espanhola Zara Adler assina a linha COMA + HIELO. Coma é uma fruteira translúcida impressa em 3D em forma de nuvem, enquanto o Hielo pode ser usado como mesa lateral ou vaso translúcido, refletindo uma luz suave, com base em formato de gota d'água.
ALLCA, por Haizea Nájera
ALLCA, por Haizea Nájera
Da Espanha desponta outro jovem talento, Haizea Nájera, que com sua marca ALLCA produz tapetes em poliéster reciclado e reciclável, feitos à mão e impressos digitalmente.
The Story of the Line, por Xinshi
The Story of the Line, por Xinshi
A espiral de caderno foi a base para o conceito do projeto The Story of the Line, uma cadeira de linhas sinuosas que trazem humor e elegância ao encosto, assinada pela designer chinesa Xinshi.
Lo-Ve, por Davide Apolloni
Lo-Ve, por Davide Apolloni
O italiano Davide Apolloni expõe Lo-Ve, uma mesa com tampo em vidro e estrutura metálica que faz uma alusão aos movimentos de uma bailarina.
Atelier Eclipse, Aleksi Remsu
Atelier Eclipse, Aleksi Remsu
A coleção Atelier Eclipse, de Aleksi Remsu, traz o design nórdico para a mostra. O designer finlandês desenhou uma série limitada de luminárias de parede esculpidas em placas de latão.
Destaque, também, para a série de móveis Sibi (cadeira, mesa e banquinho), do escritório Egoundesign®de Bolonha. "É uma linha multifuncional para ambientes internos e externos realizada com impressão 3D. "Nosso objetivo era criar peças que fossem de grande utilidade ao consumidor, um produto resistente e leve e que aguentasse as intempéries", conta Luca, um dos designers. "A forma é icônica, uma marca registrada do grande arquiteto Achille Castiglioni que a usou em projeto inédito de canetas e lapiseiras que leva o nome de CENTO3", completa.
Além da exposição, os produtos que se destacaram no Salone Satellite 2023 também estão à venda na Rinascente. "É um verdadeiro palco internacional para os amantes do design", resume Marva.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!