Arquitetura efêmera

Design

Projeto de arquitetura traduz conceito de mostra de design em experiência de visitação

HAUS
02/01/2024 12:12
Thumbnail

Expografia da mostra ÔDA: A Vida Que Queremos Construir foi desenvolvida pelo escritório Solo Arquitetos | Marcelus Modesto Rogerio

Os elementos que compõem uma exposição ou estande de uma feira são a principal ferramenta utilizada por seus realizadores para se comunicar com o público. Para além das obras, mobiliários e demais itens de design, a maneira como eles são apresentadas conta muito sobre o que se pretende com tal mostra, traduzindo conceito e lançamentos em experiência.
Um exemplo foi a expografia assinada pelo escritório Solo Arquitetos para ÔDA: A Vida Que Queremos Construir, exposição realizada em dezembro no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), desenvolvida com a premissa de representar um sistema coletivo, composto de núcleos que interagiam entre si por meio dos elementos expositivos. Ao mesmo tempo em que existia unidade no espaço, o visitante ficava livre para “orbitar” cada parte da exposição de modo independente, abrindo margem para inúmeras e singulares experiências de fruição do ambiete e da interação com designers e obras.
Em entrevista a HAUS, o arquiteto e mestre em Design Gabriel Schneider, sócio-fundador do escritório, revelou que o objetivo para a mostra era fugir de espaços supersetorizados de modo a propiciar uma experiência diferente daquela mais comum em feiras do setor. "A ideia sempre foi criar algo para que as pessoas pudessem passear, quase como se fosse uma praça", compara.
A proposta para o projeto foi permitir que o visitante "orbitasse" pelo espaço, numa experiência orgânica e que favorecesse a interação
A proposta para o projeto foi permitir que o visitante "orbitasse" pelo espaço, numa experiência orgânica e que favorecesse a interação
A proposta dialogou de perto com o objetivo geral do evento, de impulsionar o design nacional através da promoção de conexão entre artistas e público. "No final das contas, o projeto expográfico é o pano de fundo para o que vem de importante ali em cima. [Ali] a ideia era que, além desse passeio, acontecesse também a interação com as peças e com os designers", arremata Schneider.
Outro recurso presente no desenho do projeto conversou com o endereço escolhido para a mostra, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, numa referência a características marcantes da arquitetura modernista, como a opção por não dividir o espaço, mas qualificá-lo, nas palavras do sócio-fundador da Solo.
Segundo ele, o layout foi pensado para manter uma linguagem simples e fluida. "Trouxemos uma série de aros e essas áreas funcionaram como órbitas. Todos os expositores estavam dentro desses círculos ou ao redor deles e a ideia era que cada cluster desses fosse uma minipraça", convidando a uma visitação orgânica e sem regras de trajeto.
Expositores redondos de diversas alturas e diâmetros foram destaque, utilizados como pedestais ou bancadas para a exposição das peças. O arquiteto destaca que "a ideia sempre foi que a pessoa pudesse andar em volta das peças, que não fosse aquela exposição que você olha de frente, que fica àquela distância. Como são peças de design, é legal a pessoa poder ver em volta dela, poder percorrer, às vezes tocar mesmo".
O único elemento mais rígido presente na expografia foram biombos, empregados para separar alguns expositores cujas obras necessitavam de paredes ou para criar uma espécie de cabine que favorecesse a experiência.
Expositores de diversas alturas e diâmetros possibilitaram destaque a peças de diferentes tipos
Expositores de diversas alturas e diâmetros possibilitaram destaque a peças de diferentes tipos
Desmontável e empilhável, o mobiliário criado para a exposição deverá ser reaproveitado em novos eventos e foi pensado para garantir seu reuso. "Como ele é redondo e é bem abstrato, tem essa forma muito pura, possibilita vários tipos de acabamento e de disposições. Os biombos são todos de encaixe, não tem parafusos, então podem ser reaproveitados também", complementa Schneider.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!