Design

Salão do Móvel de Milão 2019 traz engenhosidade como tema e homenageia Leonardo da Vinci

HAUS
14/02/2019 17:09
Thumbnail

Foto: Bigstock

A partir desta quinta-feira (14), os olhos do mundo estarão voltados para um único lugar: Milão, na Itália. Nesta manhã, a organização do Salão do Móvel, mais importante evento de design do globo, apresentou esta que será a 58ª edição da feira e divulgou seu manifesto para 2019, que traz como tema a “engenhosidade”.
Um novo formato de exibição e a homenagem a Leonardo Da Vinci, um dos maiores ícones da história da arte e da inventividade, também estiveram entre as novidades apresentadas pela organização do evento, que será realizado de 9 e 14 de abril na ‘capital do design’.
Apesar do anúncio, o Salão do Móvel não detalhou como será esse novo formato. HAUS estará lá pelo décimo ano consecutivo e trará todas as novidades.

Manifesto

Lançado pela primeira vez no ano passado, o manifesto se apresenta como um tributo a Milão e reforça que o Salão do Móvel não se trata simplesmente de uma feira de design. Mas sim de “um sistema de conexões, criatividade e inovação”.
“A engenhosidade é um convite para olhar além, para compreender que tudo sempre pode ser reinventado e redescoberto a partir de novos olhares”, como explica (em tradução livre) nota da assessoria de imprensa do evento.
Luminárias de mesa Marset, expostas na mostra Euroluci de 2017.
Luminárias de mesa Marset, expostas na mostra Euroluci de 2017.
A palavra também resume a homenagem que o Salão do Móvel prestará a Leonardo da Vinci no ano em que é celebrado o seu 500º aniversário de morte. Para ela, o canal Conca dell’Incoronata receberá a instalação AQUA, que fará referência aos estudos de da Vinci sobre o elemento. O pavilhão 24, por sua vez, receberá o evento “De-signo. The art of Italian design before and after Leonardo” (Desenho. A arte do design italiano antes e depois de Leonardo, em tradução livre), que promoverá uma imersão na inventividade de da Vinci e sua conexão com o design italiano contemporâneo.
“500 anos após sua morte, Leonardo segue como uma referência para nossos tempos. É graças a ele que nos dias de hoje designers e planejadores confiam em intuição, curiosidade e estudo quando se trata de projetar acessórios de decoração, espaços e objetos que responderão de forma eficaz e funcional os problemas cotidianos”, disse, em nota Giuseppe Sala, prefeito de Milão.

Mostra

Em 2019, o Salão do Móvel de Milão irá contemplar as exposições bienais Euroluce e Workplace 3.0. Esta última contará com um novo formato de exibição, descrito como amplo e transversal pela organização do evento, que terá como objetivo demonstrar a evolução do conceito do espaço de trabalho, que mescla o dever e o prazer, o pessoal e o profissional, propício ao engajamento com outras atividades do dia a dia.
Outra estreia da mostra será o S.Project. Dedicado ao design de produto, soluções decorativas e técnicas de design de interiores, ele trará vasta variedade de peças, indo de tecidos e mobiliário a soluções acústicas e acabamentos para oferecer uma visão 360° do design de interiores.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!