Lista divulgada pelo World Design Rankings mostra China na liderança; Brasil fica em 11º lugar. Foto: Divulgação
Lista divulgada pelo World Design Rankings mostra China na liderança; Brasil fica em 11º lugar. Foto: Divulgação| Foto:

O Brasil está entre os melhores quando o assunto é design — e o ranking mundial World Design Rankings (WDR) acaba de atestar esse fato mais uma vez. Anunciado nesta quinta-feira (2), a lista mostra o Brasil como o 11º mais importante na área, em uma classificação que contempla 106 países. O ranking é organizado através do número de prêmios de design internacionais recebidos entre os anos de 2010 e 2020.

Para organizar a classificação, cada premiação é classificada pela instituição em um nível que concede de 2 a 6 pontos — que começa no nível ferro e passa por bronze, prata, ouro, até o nível platina —, e o resultado final é baseado na pontuação total de cada um.

Imagem: divulgação/World Design Rankings
Imagem: divulgação/World Design Rankings

O primeiro lugar fica com a China, que detém 1.538 prêmios. Ela é seguida pelos Estados Unidos (901), Japão (404), Itália (408), Reino Unido (296), Hong Kong (668), Turquia (490), Taiwan (1.168), Alemanha (245) e Austrália (114). A principal mudança vista no Top 10 deste ano é justamente o primeiro lugar: a China superou os Estados Unidos, que lideravam o ranking em 2018.

O ranking identifica os países que mais são premiados em design: quanto mais verde, mais prêmios. Imagem: divulgação/World Design Rankings
O ranking identifica os países que mais são premiados em design: quanto mais verde, mais prêmios. Imagem: divulgação/World Design Rankings

Entre os designers e instituições mais premiados da década, estão o design gráfico japonês Katsumi Tamura, a empresa PepsiCo Design and Innovation e a designer de interiores chinesa Kris Lin.

Com relação à lista completa, seis aparecem pela primeira vez: Macedônia, Maldivas, Laos, Quênia, Armênia e Suazilândia.

Os melhores do Brasil

No Brasil, lidera a lista a arquiteta Fernanda MarquesProjetos de casas e de interiores concederam à profissional 13 prêmios, incluindo um nível platina e sete nível ouro. Outros destaques são o escritório de design de jóias Brazil & Murgel; o escritório de arquitetura fundado por Marcio Kogan, studiomk27; e o Mula Preta Design, estúdio de design de produto.

Veja a lista completa aqui.

Arquiteta Fernanda Marques lidera a lista de brasileiros premiados. Imagem: divulgação/World Design Rankings
Arquiteta Fernanda Marques lidera a lista de brasileiros premiados. Imagem: divulgação/World Design Rankings

Outro destaque para o Brasil vai para a categoria de design de mobiliário. No ranking específico desta especialidade, o país sobre para o 3º lugar. Em design de interiores e em arquitetura, aparece em 10º lugar.

O WDR

Organizado pela instituição A’ Design Award and Competition, o World Design Rankings tem como objetivo colaborar para entender o estágio em que se encontra o design contemporâneo através de números e informações sobre o que está sendo produzido pelos diferentes continentes. “O principal objetivo final do WDR é contribuir para a cultura global de design através da defesa e destaque do bom design”, afirma a declaração publicada pela instituição na divulgação do ranking de 2019. Segundo o texto, os rankings ajudam os países a encontrarem novas oportunidades no design identificando pontos fortes e novos potenciais.

LEIA TAMBÉM

Arquiteta de SP comanda um dos escritórios de interiores mais badalados do Brasil

Casa extraordinária assinada por brasileiro e listada em série da Netflix está à venda em Miami

O que o design feito no Brasil tem de brasileiro?

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]