Estilo & Cultura

Conheça sete casas isoladas para quem quer muito sossego

HAUS
18/03/2016 16:00
Thumbnail
Você amar ou odiar viver nas grandes cidades, mas sempre tem uma hora que quer ficar no meio do nada, longe de tudo. Isso não é impossível. Existem diversas casas reais superisoladas, que vão de  pequenas casas ilhadas a cabanas confortáveis no meio da floresta.
1. Casa no rio
Por mais de quatro décadas essa casinha sobrevive a todas as intempéries. Equilibrada sobre uma rocha no meio do Rio Drina, na Sérvia, ela foi construída por um grupo de jovens nadadores que queriam um lugar para poder se divertir e descansar. Ela é aberta para todos que quiserem visitá-la. Só é preciso nadar até lá.
2. Cabana Luka Vuerich
A pequena cabana foi levantada no alto dos Alpes Julianos, entre a Itália e a Eslovênia, pelo arquiteto italiano Giovanni Pesamosca, em homenagem ao alpinista e fotógrafo italiano Luka Vuerich, que morreu com 34 anos em uma avalanche ao tentar escalar uma montanha na região em 2010. A construção contém nove camas e está a 2.531 metros de altura, por isso acabou virando um refúgio seguro para alpinistas e aventureiros. A estadia é de graça, desde que você suba sozinho.
3. Estufa-casa
Os finlandeses Ville Hara, do escritório Avanto Architects, e Linda Bergroth, se juntaram e criaram uma casa de verão alternativa em uma ilha remota do país nórdico. A partir de uma estufa, eles bolaram diversas soluções inteligentes de espaço, inclusive para a cozinha e o banheiro.
4. Ilhado no meio do rio
A casa é particular e fica na menor ilha do rio Saint Lawrence, na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, à leste de Ontário, entre as mais de 1,8 mil ilhas existentes. Nas épocas em que o rio sobe, a água invade somente a área externa da casa. Porém, em época de rio baixo, os proprietários conseguem aproveitar o jardim e tomar banhos de sol. A construção foi feita na década de 1950 como uma casa de férias e, desde então, se tornou uma atração turística.
5. Cabana escondida na floresta
No fim do século 18, um homem chamado Pequeno Jon construiu e viveu nessa pequena cabana ao sul de Smaland, na Suécia. Ela é enterrada no chão com três paredes de pedra e uma parede de madeira. Mais escondido, impossível. A atual herdeira do imóvel restaurou a casa, que pode ser visitada.
6. A casa misteriosa da Islândia
A casa sobre a ilha de Ellioaey, a terceira maior da Islândia, abriga uma casa que é só mistério. Ninguém sabe exatamente a quem a moradia pertence. Existiam rumores até de que ela era da cantora Björk, que foram desmentidos mais tarde pela própria. O acesso só pode ser feito por barco. E a única interação que você terá será com gado e pássaros.
7. Casa de campo na Austrália
Ao sul do rio Murray, em Victoria, na Austrália, o escritório de arquitetura Modscape, especializado em construções pré-fabricadas e modulares, criou uma casa de campo bastante reclusa para um cliente que passa bastante tempo viajando. A estrutura feita de madeiras da região está rodeada por montanhas e se integrou naturalmente à paisagem.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!