Alessi lança edição comemorativa de 30 anos da chaleira de Michael Graves

Peça que ganhou fama em 1985 por imitar o som de pássaro quando a água ferve recebeu a figura de um dinossauro alado na ponta

Para celebrar os 30 anos da chaleira, uma peça comemorativa que substitui o simpático passarinho por um dinossauro alado. Fotos: Alessi/Divulgação

por Luan Galani

14/09/2015

compartilhe

A icônica chaleira 9093 da Alessi faz aniversário este ano. São 30 anos desde a criação em 1985 pelo arquiteto norte-americano Michael Graves. Aclamada principalmente por imitar o cantar de pássaro quando a água ferve, a peça ganhou uma versão comemorativa: Tea Rex. No lugar do velho e simpático passarinho, a ponta da chaleira tem um dragão (ou seria um dinossauro alado?).

alessi 30 years

Há 30 anos, a marca italiana de utensílios de cozinha convidou 11 arquitetos que nunca haviam trabalhado com design industrial para desenvolver peças. Um deles foi Graves, professor de arquitetura na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Sua invenção foi um sucesso instantâneo. Desde seu lançamento, mais de dois milhões de chaleiras foram vendidas.

chaleiras

A inspiração para a peça, que inaugurou uma linha de produtos em produção até hoje, foi a própria experiência de esquentar água para fazer café e chá. A chaleira ganhou notoriedade por ser em aço inox brilhante, com cabo de poliamida e um apito colorido em forma de pássaro, em uma clara referência a desenhos animados.

a5edb6bbcac8c14773c1923b5a5a0b5920605d03

A chaleira se tornou um ícone do design pós-moderno e deu o reconhecimento internacional à Alessi. O desenho da Tea Rex foi a última colaboração de Graves para a Alessi, aos 80 anos, pouco antes de seu falecimento em março deste ano.

9093-kettle_Michael-Graves_Alessi_dezeen_468_10

O apito em formato de dragão foi escolhido por Graves como uma evolução natural do pássaro. “Quando Alberto Alessi me pediu para desenhar um novo apito para celebrar os 30 anos da nossa chaleira, eu imaginei uma evolução em que nosso pequeno pássaro se transformaria em um super-heroi, uma criatura reptiliana que é ao mesmo tempo pré-histórica, mitológica e futurística”, disse o criador da peça pouco antes de seu falecimento.

9093-kettle_Michael-Graves_Alessi_dezeen_468_1

Veja como é o processo de fabricação da nova chaleira no vídeo abaixo:

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você