Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Biblioteca São Paulo foi construída no terreno que abrigou por quase 50 anos o Complexo Penitenciário do Carandiru. Foto: DM/AM / Divulgação
Biblioteca São Paulo foi construída no terreno que abrigou por quase 50 anos o Complexo Penitenciário do Carandiru. Foto: DM/AM / Divulgação| Foto:

Na próxima terça-feira, 10 de abril, vai ser anunciado o resultado do prêmio para a melhor biblioteca do mundo. O certame, promovido pela London Book Fair (Feira do Livro de Londres), em parceria com a associação de editores do Reino Unido escolherá entre quatro bibliotecas no mundo. Uma delas é brasileira.

Foto: DM/AM / Divulgação
Foto: DM/AM / Divulgação

A Biblioteca São Paulo (BSP) é uma das finalistas. O projeto foi criado com o objetivo de se tornar modelo de equipamento público e oferece uma estrutura que apresenta um ambicioso design de acessibilidade e mídias complementares.

São quatro mil metros quadrados onde acontecem as mais diversas atividades culturais, esportivas e de lazer.

Foto: DM/AM / Divulgação
Foto: DM/AM / Divulgação

Quem assina o espaço é o escritório DM/AM Arquitetura e o terreno escolhido para a implantação não poderia ser dos mais emblemáticos: o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru. A Casa de Detenção que abrigou mais de nove mil presos ficou marcada pelo massacre de 111 detentos em 1992. Os pavilhões foram implodidos dez anos depois.

Foto: DM/AM / Divulgação
Foto: DM/AM / Divulgação

No local foi implantado o Parque da Juventude e a Biblioteca de São Paulo faz parte desse complexo.  que foi planejada com o objetivo de promover inclusão social por meio da leitura.

As outras três bibliotecas que disputam o título estão na Dinamarca, Noruega e Letônia. De acordo com o governo do Estado de São Paulo, responsável pela biblioteca, o espaço brasileiro chamou atenção por renovar o conceito de biblioteca, investindo em outras atividades que não somente a leitura.

LEIA TAMBÉM

Com números superlativos, biblioteca em formato de olho gigante é inaugurada na China

Após restauro, biblioteca mais antiga do mundo reabre no Marrocos

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]