Estilo & Cultura

Por 50 euros, mais de 10 mil pessoas viram donas e ‘salvam’ castelo francês do século 15

Aléxia Saraiva
20/01/2019 19:40
Thumbnail

Foto: AFP

Uma nova iniciativa para cuidar do próprio patrimônio histórico despontou, com sucesso, na França, salvando um castelo do século 15. Mais de 10 mil contribuintes se tornaram os novos donos do castelo Ebaupinay, na cidade de Le Breuil-sous-Argenton, pagando apenas 50 euros. A ideia foi da associação “Adopte un chatêau” (“adote um castelo”, em tradução livre), que lançou uma campanha de financiamento coletivo que resultou em mais de 1 milhão de euros arrecadados.
A iniciativa superou todas as metas e tem, até o momento, 11.407 contribuições vindas de 96 países. Os patronos são, em sua maioria, franceses, ingleses, americanos, holandeses. Entre os direitos dos ‘proprietários’ do castelo estão entrada gratuita durante toda a ‘vida’ do imóvel e consulta prévia em todas as decisões importantes da propriedade.

600 castelos em perigo

A associação tenta responder a um problema do país: a França tem cerca de 30 mil castelos, dos quais 600 estão em risco — número que tende a se multiplicar ao longo do tempo. Segundo a associação, 6 bilhões de euros seriam necessários para restaurar esses castelos, o que é equivalente a todo o orçamento previsto pelo Ministério da Cultura para os monumentos históricos franceses. Por isso, a solução seria dividir os custos.
Foto: reprodução/Adopte un chatêau
Foto: reprodução/Adopte un chatêau
“O objetivo da campanha é mostrar que salvar um castelo não é apenas financiá-lo, mas também aproximar as pessoas em torno do projeto“, relata o fundador da associação, Julien Marquis, ao jornal francês Le Monde.

O castelo Ebaupinay

O castelo de Ebaupinay foi construído entre os séculos 14 e 15 e segue as características do gótico tardio. Em 1796, durante a Guerra da Vendeia, a propriedade sofreu um grave incêndio que destruiu parte das suas estruturas, mas não derrubou as quatro torres que protegem o forte. Em 1898, foi classificado como monumento histórico do país. Desde o século 19, os proprietários da terra eram da famille Corbière, que propuseram a venda à associação como forma de salvar a construção.
Foto: reprodução/Adopte un chatêau
Foto: reprodução/Adopte un chatêau

Não foi a primeira vez

A “Adopte un chatêau” já havia trabalhado antes em prol do patrimônio. Sua primeira ‘venda’ foi em 2017, quando comercializou o castelo de Mothe-Chandeniers, em Vienne. A campanha arrecadou 1,6 milhão de euros de mais de 25 mil contribuintes. Por acaso, os dois castelos estão a 45 km um do outro — o que vai permitir algumas ações publicitárias em conjunto, como bilhetes duplos promocionais.
Foto: reprodução/Adopte un chatêau
Foto: reprodução/Adopte un chatêau
A campanha estava prevista para ser encerrada no dia 25 de dezembro mas, devido ao sucesso e a inúmeros pedidos de internautas que também queriam entrar no jogo, foi estendida até o dia 21 de janeiro.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!