Estilo & Cultura

Mestre dos museus ensina a construir o castelo de areia perfeito

Luan Galani
02/01/2019 11:45
Thumbnail

Passo a passo do castelo perfeito, segundo Renzo Piano. Imagem: Son of Alan/The Guardian

Quem já levantou castelinhos de areia na praia sabe que algum dos infortúnios listados abaixo é regra:
a) o castelo desmorona;
b) o mar invade a sua área de construção e causa a ruína do castelo;
c) uma criança desconhecida destrói com gosto sua obra-prima;
d) uma bola acerta em cheio seu castelo.
Mas não desista. O arquiteto italiano Renzo Piano, 77 anos, mundialmente conhecido como o mestre dos museus, vem em nosso socorro. Acostumado a fazer castelinhos desde criança nas praias de Gênova, Piano escreveu para o jornal britânico The Guardian em 2015 dando dicas de como levantar o castelo de areia perfeito.
Ele utiliza de dicas matemáticas a conselhos filosóficos e até consegue por um ponto final nas frustrações listadas acima. A chave é aceitar a efemeridade das coisas da vida. Até das nossas próprias construções. Coloque as estratégias do arquiteto em xeque e depois conte para a gente. Veja aí.
1-Esteja consciente do fato que construir um castelo de areia é uma operação totalmente inútil. Não espere muito. Mais cedo ou mais tarde, ele vai desaparecer porque não existe razão de fazê-lo muito longe do mar. A relação do castelo com a água é mais importante do que sua aparência. Estude as ondas e então escolha a posição do seu castelo: faça muito perto da água e o mar vai destruí-lo; faça muito longe da costa e você não terá água para brincar junto. Parece complicado, mas é simples e instintivo.
2-Comece a cavar um fosso em areia úmida. Use suas mãos. Utilize a areia para criar a base do castelo, que na verdade é uma pequena montanha com uma inclinação ideal de 45 graus. Seu fosso não precisa ter mais que 30 centímetros de profundidade e 45 centímetros de largura. O castelo deve ter uma altura aproximada de 60 centímetros.
3-Faça uma entrada no fosso para a água do mar passar. O momento mágico é quando as ondas vem e preenchem o espaço. Se o castelo for construído em uma boa área, você poderá observar a água entrar e sair por até 15 minutos. Aprecie o momento.
4-Então coloque uma bandeirinha ou qualquer outra coisa que você achar apenas para deixar o castelo visível para as outras pessoas que estão na praia. Vá pra casa e não olhe para trás.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!