Estilo & Cultura

Concurso de arquitetura propõe nova casa para o Papai Noel

Gazeta do Povo
24/05/2019 13:29
Thumbnail

Imagem: reprodução

O Natal ainda está longe, mas já tem gente pensando no bom velhinho. A revista Volume Zero divulgou no início deste mês os vencedores do concurso “House of Santa”, que convidou arquitetos, designers, estudantes e criativos para “ajudar o Papai Noel a construir sua casa dos sonhos”.
Para isso, o programa do concurso pedia por uma solução inventiva e contemporânea que, além da residência para o Papai e a Mamãe Noel, previsse escritório, correio, garagem para o trenó, uma área segura para as nove renas e acomodações para 30 visitantes, entre adultos e crianças, com área de lazer.
Como não poderia deixar de ser, a oficina de brinquedos também fazia parte das exigências para o novo lar, assim como áreas destinadas à habitação dos 50 elfos que trabalham com o bom velhinho.
O projeto vencedor, batizado de “heart of the Artic” (o coração do Ártico, em tradução livre), de autoria dos poloneses Hubert Rozewicz, Bartosz Kolodziejczuk e Damian Konieczny, surpreende ao fazer de um bloco de gelo que se desprendeu de uma geleira a nova morada do Papai Noel. Nele, a residência e o escritório estaria localizada acima do nível do mar. Já a fábrica de brinquedos e o espaço destinado aos elfos ocupariam a área submersa do iceberg.
Segundo colocado, o “defense of the Glacier” (defesa da geleira, em tradução livre) traz a casa construída sobre um muro alto no Fiorde de Danmark, uma das áreas com a camada de gelo mais espessa do Ártico, que teria a função de desacelerar seu derretimento. Além das áreas previstas no edital, o projeto dos chineses Pei Chi Tsai e Chao Chun Kung conta com deck de observação e até estação de trem.
O “Santa’s Cocoon”, terceiro colocado, por sua vez, faz da arquitetura um meio para que as crianças que visitam o bom velhinho tenham contato com a natureza. Composta por seis áreas, conectadas entre si, a residência foi projetada pelos chineses Dong Si Wah e Lau Doris Yen Kiu para que sua dependência de soluções de aquecimento artificial sejam reduzidas e para oferecer áreas de estar e trabalho aconchegantes para seus moradores e visitantes.
O júri do concurso foi formado por Benjamin G. Saxe (Studio Saxe), Peter Pichler (Peter Pichler Architecture), Mark Foster Gage (Mark Foster Gage Architects) e Mikkel Frost (Cebra Architecture). Os três projetos entre os primeiros colocados receberam 3,2 mil dólares em prêmios.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!