Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Foto: Museu de Cincinnati/Reprodução
Foto: Museu de Cincinnati/Reprodução| Foto:

Era na sala de justiça que reuniam os maiores heróis do mundo para as crianças das décadas de 1970 e 1980. O desenho Super Amigos de Hanna Barbera encantou gerações porque reunia Super-Homem, Batman e Robin, Mulher Maravilha, Aquaman, entre outros personagens.

A quartel-general da gangue de fato não existe. Mas sua arquitetura fictícia foi inspirada no design da estação de trem Union Terminal de Cincinnati, nos Estados Unidos.

Conheça a estação de trem que deu origem a sala de justiça dos Super Amigos

A confirmação da suspeita de tantos anos veio da publicação local Cincinnati Enquirer, que apurou que o supervisor de backgrounds do estúdio, Al Gmuer, havia se inspirado na Union Terminal.

A estação foi concluída em 1933 em linhas art déco e funcionou até 1972, quando foi abandonada e correu o risco de ser demolida. O município então comprou a instalação três anos depois e utilizou o espaço para feiras e eventos.

Conheça a estação de trem que deu origem a sala de justiça dos Super Amigos

Somente em 1990 foi convertida em museu, biblioteca e outras atrações. Porém, até hoje sofre com a negligência da cidade para ser restaurada e recuperar seu brilho original.

Os principais arquitetos foram Alfred T. Fellheimer e Steward Wagner, com Paul Philippe Cret e Roland Wank como consultores.

O artista Maxfield Keck foi contratado para desenhar os painéis esculpidos na pedra em ambos os lados da estação, representando o transporte e o comércio.

Para ver a estação por dentro, clique aqui.

Conheça a estação de trem que deu origem a sala de justiça dos Super Amigos

Veja as principais aberturas dos Super Amigos

LEIA TAMBÉM

Reforma dá charme contemporâneo à casa de 1970

Projeto francês revoluciona o conceito de biblioteca

A nonna que virou cartão postal de Curitiba

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]