Conheça a prisão construída por Pablo Escobar

Confira como está La Catedral, a prisão que abrigou o Rei da Cocaína de 1991 a 1992, na cidade colombiana de Envigado

Pátio da “mansão” construída por Pablo Escobar para sua própria prisão: desde 2007 a propriedade virou um mosteiro beneditino e um hospital religioso que atende desabrigados e idosos. Fotos: Tom Griggs/AirshipDaily/Reprodução

por Luan Galani

14/07/2017

compartilhe

A terceira temporada da série Narcos, exclusiva da Netflix, já tem data certa para estrear: 1º de setembro, como anunciou o serviço de streaming nesta sexta-feira (14). Essa será a primeira temporada sem o colombiano Pablo Escobar, personagem interpretado por Wagner Moura, que foi o maior traficante de todos os tempos.

Enquanto os novos episódios não chegam, relembramos parte da segunda temporada. Nos dez episódios anteriores a série foca nos momentos de fuga do Rei da Cocaína de La Catedral, a prisão que ele mesmo construiu na cidade colombiana de Envigado, cidade vizinha de Medellin.

O  nome do espaço foi dado por ele em alusão a sua própria grandeza. Extraoficialmente, foi chamado de Clube Medellin ou Hotel Escobar, com uma descrição que casa melhor com um resort do que com uma prisão.

As fotos a seguir são de Tom Griggs, via Airshipdaily.

catedral02

catedral19

O local foi refúgio de Escobar de junho de 1991 a julho de 1992, quando o narcotraficante escapou para não ser transferido para uma prisão militar daquela país. Como ele mesmo dizia: “Melhor uma cova na Colômbia do que uma cela nos Estados Unidos”. Por estar em uma parte alta e cercado por vegetação nativa densa, o local oferecia proteção e uma vista de tirar o fôlego. A casa tinha banheira com hidromassagem, cama rotatória, campo de futebol, discoteca, bar e até uma casa de bonecas para a filha do colombiano.

catedral06

Após sua morte em 1993, a edificação ficou abandonada por muitos anos. O que não impediu sua destruição. Rumores de latões enterrados cheios de dólares atiçaram dezenas de caçadores de tesouro, entre soldados e policiais. Por isso, nem as paredes resistiram intactas. Em 2007, a propriedade passou para as mãos da administração municipal de Envigado.

catedral07

Logo em seguida, um grupo de monges beneditinos da Benedita Fraternidade Monástica Santa Gertrudes fez da antiga prisão sua casa. Ele construíram uma capela, reformaram os cômodos e inauguraram uma biblioteca e uma cafeteria.

catedral08

catedral09

A cidade logo cedeu o terreno para os religiosos, que, entre estudos, rezas e trabalho manual, ainda constroem um hospital para desabrigados e idosos.

catedral12catedral17catedral04

Em toda a propriedade, os monges mantiveram as referências a Escobar e à prisão. Como na foto abaixo, em que foram mantidas a guarita de observação e uma placa de advertência para visitantes.

catedral15

LEIA TAMBÉM

Casa de Pablo Escobar vira hotel cheio de obras de arte; conheça os detalhes

Conheça os parquinhos públicos mais espetaculares do mundo

Arquiteto mexicano faz projeto para muro proposto por Trump

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você