Estilo & Cultura

Conheça a prisão construída por Pablo Escobar

Luan Galani
14/07/2017 16:00
Thumbnail

Pátio da "mansão" construída por Pablo Escobar para sua própria prisão: desde 2007 a propriedade virou um mosteiro beneditino e um hospital religioso que atende desabrigados e idosos. Fotos: Tom Griggs/AirshipDaily/Reprodução

A terceira temporada da série Narcos, exclusiva da Netflix, já tem data certa para estrear: 1º de setembro, como anunciou o serviço de streaming nesta sexta-feira (14). Essa será a primeira temporada sem o colombiano Pablo Escobar, personagem interpretado por Wagner Moura, que foi o maior traficante de todos os tempos.
Enquanto os novos episódios não chegam, relembramos parte da segunda temporada. Nos dez episódios anteriores a série foca nos momentos de fuga do Rei da Cocaína de La Catedral, a prisão que ele mesmo construiu na cidade colombiana de Envigado, cidade vizinha de Medellin.
O  nome do espaço foi dado por ele em alusão a sua própria grandeza. Extraoficialmente, foi chamado de Clube Medellin ou Hotel Escobar, com uma descrição que casa melhor com um resort do que com uma prisão.

As fotos a seguir são de Tom Griggs, via Airshipdaily.

O local foi refúgio de Escobar de junho de 1991 a julho de 1992, quando o narcotraficante escapou para não ser transferido para uma prisão militar daquela país. Como ele mesmo dizia: “Melhor uma cova na Colômbia do que uma cela nos Estados Unidos”. Por estar em uma parte alta e cercado por vegetação nativa densa, o local oferecia proteção e uma vista de tirar o fôlego. A casa tinha banheira com hidromassagem, cama rotatória, campo de futebol, discoteca, bar e até uma casa de bonecas para a filha do colombiano.

Após sua morte em 1993, a edificação ficou abandonada por muitos anos. O que não impediu sua destruição. Rumores de latões enterrados cheios de dólares atiçaram dezenas de caçadores de tesouro, entre soldados e policiais. Por isso, nem as paredes resistiram intactas. Em 2007, a propriedade passou para as mãos da administração municipal de Envigado.

Logo em seguida, um grupo de monges beneditinos da Benedita Fraternidade Monástica Santa Gertrudes fez da antiga prisão sua casa. Ele construíram uma capela, reformaram os cômodos e inauguraram uma biblioteca e uma cafeteria.
A cidade logo cedeu o terreno para os religiosos, que, entre estudos, rezas e trabalho manual, ainda constroem um hospital para desabrigados e idosos.
Em toda a propriedade, os monges mantiveram as referências a Escobar e à prisão. Como na foto abaixo, em que foram mantidas a guarita de observação e uma placa de advertência para visitantes.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!