Estilo & Cultura

Construções históricas em Morretes ocupadas por hotéis proporcionam uma viagem no tempo

Luciane Belin*
25/03/2019 10:40
Thumbnail

Foto: Reprodução/ Booking

Visitar as cidades litorâneas de Morretes e Antonina é uma bela forma de conhecer um pouco da história da colonização portuguesa do Paraná e vislumbrar algumas das suas heranças culturais e arquitetônicas que permanecem até hoje em pé.
A experiência pode ser uma verdadeira imersão se o visitante escolher se hospedar em um dos hotéis que conservam parte da estrutura original.
Um dos edifícios que mantiveram a essência colonial é também considerado a construção mais antiga da cidade, o Hotel e Restaurante Nhundiaquara.
O casarão que abriga a hospedagem ostenta paredes remanescentes do século XVII, que serviram aos primeiros moradores. Por ali, passaram diversos estabelecimentos – um cassino, uma escola, uma fábrica de meias, um centro espírita e até mesmo a sede da Repartição Geral dos Telégrafos.
Foto: Vitor Ferraz
Foto: Vitor Ferraz
A partir de 1945, o Hotel Nhundiaquara abriu as portas e recebeu este nome em homenagem ao rio às margens do qual está situado. De origem tupi-guarani, o nome significa “buraco de peixe”, já que “nhundia” vem de “peixe” e “quara” de “empoçado ou buraco”.

Longe dos mosquitos

Um aspecto bastante ligado à cultura local marcou a escolha do casarão para a instalação do Hotel Nhundiaquara. Em 1944, quando o português Antonio Alpendre parou para descansar à beira do rio, em uma construção então abandonada, ele se deu conta de que aquele era um lugar livre dos famosos mosquitos que assombram os visitantes e moradores do litoral paranaense. Este foi o aspecto fundamental para que ele decidisse adquirir a construção.
Depois disso, a transformação foi rápida. O Nhundiaquara foi também uma das primeiras construções a implantar um sistema de água e esgoto moderno para a época em Morretes.
Foto: Vitor Ferraz
Foto: Vitor Ferraz
Em 1969, uma enchente comprometeu uma pequena varanda de madeira que havia sido construída em 1945 e o arquiteto Joel Costa Silveira conduziu a construção de uma passarela externa que deu à edificação o aspecto atual – e onde hoje funciona o restaurante na antiga Rua do Comércio, hoje Rua General Carneiro.

Porto Real

Enquanto o Nhundiaquara presenciou a história de Morretes desde o século 17, o Porto Real Palace Hotel tem o começo de sua trajetória em outro importante momento da história do Brasil. A construção em que ele hoje está instalado data de 1860, estima-se. Embora tenha sido construído já depois da Independência do país em relação a Portugal, a arquitetura é marcada pelas referências coloniais europeias.
Foto: Vitor Ferraz
Foto: Vitor Ferraz
Inicialmente residência do comerciante Luiz Brambilla, a construção foi inaugurada com fins comerciais em 1900, servindo também como armazém de secos e molhados, produtos que eram então distribuídos para todo o litoral paranaense.
Décadas depois, o edifício foi vendido para uma família síria, os Maia, e em seguida passou às mãos do empresário Sebastião Cavagnolli, que mais tarde foi eleito prefeito municipal e conduziu uma reforma da construção.
Foto: Vitor Ferraz
Foto: Vitor Ferraz
Renovado, o edifício só virou Hotel Porto Real Palace em 24 de junho de 1984, em homenagem ao histórico Porto de Pedágio para transportes fluviais que se situava onde hoje fica o bairro de Porto de Cima.
*Especial para Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!